ONZ transforma estádio abandonado em um parque urbano e polo cultural na Turquia

ONZ transforma estádio abandonado em um parque urbano e polo cultural na Turquia - Mais Imagens+ 9

O estádio Antakya Atatürk de Hatay, na Turquia, foi originalmente construído em 1950, mas foi fechado recentemente devido à sua incapacidade de atender à crescente demanda. Em um novo projeto público intitulado Green Wings, a ONZ Architects pretende transformar esse antigo atrator urbano em um parque e polo cultural.

© ONZ Architects

Um respiro em meio ao denso tecido urbano que o envolve, o Green Wings é conformado a partir da inclinação dos três cantos do terreno triangular, criando fachadas do parque para a cidade. Sob estes cantos elevados estão três diferentes instituições públicas, implantadas em cada uma das esquinas: uma biblioteca, um museu e espaço para exposições e um centro cultural. Recuados da rua, estes equipamentos abrem espaço para pequenas praças urbanas em cada esquina, ligando pedestres e ciclovias na interseção dos eixos de circulação da cidade. O parque responde às demandas crescentes por um centro urbano e oferece um espaço isolado para os visitantes se sentirem próximos da natureza.

© ONZ Architects

Desde a maximização da superfície verde do parque até a implementação de resfriamento passivo e ventilação natural através da cobertura verde, o foco central do projeto da ONZ é a sustentabilidade. Sendo Hatay uma província desenvolvida em relação ao aproveitamento da energia solar, painéis solares devem ser instalados na cobertura de edifícios comerciais do entorno, atendendo grande parte da demanda do parque por energia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "ONZ transforma estádio abandonado em um parque urbano e polo cultural na Turquia" [ONZ Repurpose Abandoned Stadium into Urban Park with Cultural Hub] 13 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920696/onz-transforma-estadio-abandonado-em-um-parque-urbano-e-polo-cultural-na-turquia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.