O que é concreto celular autoclavado e quais são suas vantagens na arquitetura?

O que é concreto celular autoclavado e quais são suas vantagens na arquitetura?

Desde sua invenção na década de 1920, o concreto celular representava a busca de um material industrial que apresentasse as características da madeira - como a sua leveza, capacidade de corte e perfuração - e evitasse algumas de suas desvantagens - como a absorção de água e a necessidade de manutenção. Atualmente, os blocos de concreto celulares autoclavados estão ativamente presentes no mercado por fabricantes como Hebel ou Retak, constituindo um sistema de construção simples e eficiente. Se você está se perguntando como construir com esse tipo de alvenaria, é pertinente examinar um pouco mais sobre as vantagens deste material.

É um material pré-fabricado - com aglomerantes (principalmente cimento e uma proporção de cal), agregados miúdos, água e um agente expansor - que podem ser usados tanto para construir paredes e divisórias. Assim como tijolos comuns ou blocos de cimento, eles trabalham juntos quando empilhados e unidos com argamassa.

via Wikipedia User: Tumi-1983 Licensed under CC BY-SA 3.0

Quais são suas vantagens?

Em relação ao seu comportamento, apresenta um bom isolamento térmico devido às câmaras fechadas de ar confinado, conformadas pelas microbolhas incorporadas à massa.

Isso permite que o material tenha uma alta resistência à penetração de água líquida, uma vez que a estrutura fechada praticamente não possui sucção capilar, conferindo baixa absorção de água.

Além disso, isso fornece valores mais altos de isolamento acústico pela absorção das ondas sonoras na passagem sucessiva pelas câmaras de ar.

Entre outras, as características do material conferem-lhe uma alta resistência ao fogo, encontrando-se dentro dos parâmetros das classificações de resistência exigidas em numerosas normativas internacionais.

Medidas de bloques presentes en el mercado . Image vía Fabián Dejtiar

Quais são as desvantagens?

Devido à presença de cal, deve-se isolar o ferro dos blocos na construção, pois há risco de corrosão.

Neste tipo de produtos, as argamassas adesivas são especiais e fornecidas apenas pelos fabricantes.

Se você estiver interessado em aprofundar-se na construção com esses blocos, você pode encontrar detalhes construtivos dos blocos de concreto celular autoclavado aqui.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "O que é concreto celular autoclavado e quais são suas vantagens na arquitetura?" [¿Qué es el hormigón celular curado en autoclave y cuáles son sus ventajas en la arquitectura?] 03 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920239/o-que-e-concreto-celular-autoclavado-e-quais-sao-suas-vantagens-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.