Foster + Partners cria garagem de barcos no Harlem

A Foster + Partners revelou o seu mais novo projeto para a cidade de Nova Iorque, uma garagem de barcos as margens do rio Harlem. Localizado em meio ao Sherman Creek Park, o projeto foi encomendado pelo Row New York, uma organização sem fins lucrativos. A garagem de barcos faz parte de uma iniciativa filantrópica mais ampla que pretende ampliar e promover atividades esportivas gratuitas e de baixo custo voltadas à comunidades carentes da cidade de Nova Iorque. A Row tem investido em estruturas voltadas à prática do remo e canoagem como uma estratégia de inclusão social e educação de jovens.

Harlem Boathouse. Imagem Cortesia de Norman Foster

A Row New York acredita que o remo é um esporte completo, uma atividade que não trabalha apenas o corpo, mas também a mente, auxiliando o desenvolvimento psíquico e social dos jovens. A instituição tem trabalhado para facilitar o acesso a infra-estruturas esportivas à jovens de comunidades carentes, oferecendo um programa educativo e de práticas esportivas que possa contribuir com a formação intelectual e social destes alunos. Implantado às margens do rio Harlem, a nova garagem de barcos tem o principal objetivo oferecer uma oportunidade transformadora para a vida dos jovens de comunidades locais, procurando inspirá-los a alcançar novos objetivos. O edifício projetado pela Foster + Partners proporcionará uma ampliação considerável das estruturas da Row New York, permitindo acolher cinco vezes mais alunos, incluindo acesso e treinamento direcionado à portadores de necessidades especiais além de reunir sobre um mesmo teto, todo o programa do centro esportivo que anteriormente encontrava-se espalhado pela cidade.

Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners, disse: “Quando fomos chamados para desenvolver o projeto de uma garagem de barcos que pudesse atender as demandas de comunidades carentes da cidade de Nova Iorque, procuramos desenvolver um projeto de um edifício acessível, acolhedor, o qual pudesse transformar a vida destas pessoas. Além disso, consideramos a história do rio Hudson como um dos principais hubs de transporte da cidade. Essa garagem de barcos, construída em estrutura de madeira, se encaixará perfeitamente na paisagem natural do rio Harlem, trazendo diversidade e novas perspectivas para a comunidade local.”

Harlem Boathouse. Imagem Cortesia de Foster + Partners

A nova garagem de barcos do rio Harlem foi inspirada nas antigas casas de madeira que se multiplicaram aos montem nesta região de Nova Iorque ao longo do século XX. Procuramos desenvolver um projeto de um edifício totalmente acessível, implantando-o em meio a uma praça, a partir da qual uma longa rampa se estende e dá acesso aos diferentes níveis do edifício. O nível inferior contém a garagem propriamente dita, projetada para resistir aos fortes ventos e as inundações recorrentes do rio Harlem. No pavimento superior implantamos um amplo salão multifuncional junto aos vestiários e salas de aula. O espaço didático e áreas de convívio do pavimento superior parecem flutuar sobre a paisagem natural, expandindo seus espaços para um amplo terraço aberto junto à fachada leste do edifício, com vistas para o rio - abrindo as perspectivas para o sol da manhã, enquanto os primeiros remadores caem na água para suas práticas diárias.

Harlem Boathouse. Imagem Cortesia de Norman Foster

O novo edifício conta com pouco mais de 150 metros quadrados, acomodando a garagem de barcos e uma academia para a prática de atividades físicas, abrigando ainda um centro comunitário que impulsionará o convívio entre os jovens - fazendo a vez de cinema ao ar livre ou sala de aula. O volume do edifício é coroado por uma grande cobertura em balanço que proporciona sombreamento da fachada e define os limites do espaço aberto coberto junto à nova praça. Sua curiosa estrutura de madeira é resultado direto da colaboração entre engenheiros e arquitetos, proporcionando leveza e sombreamento para o espaço multiuso à beira-rio - uma área projetada para acolher diversas atividades informais, bem como eventos e pequenos espetáculos. A garagem de barcos tem como objetivo final, transformar a paisagem do rio Harlem e criar um centro social aberto para a comunidade local, materializando em um edifício, a missão social da Row New York.

Via Foster + Partners

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Foster + Partners cria garagem de barcos no Harlem " [Foster + Partners Reveal Timber Boathouse for non-profit Row New York in Harlem] 03 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920091/foster-plus-partners-cria-garagem-de-barcos-no-harlem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.