3XN inaugura a nova sede do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne

No último dia 23 de junho, durante a comemoração do dia mundial olímpico, o Comitê Olímpico Internacional (COI) inaugurou sua novíssima sede na cidade de Lausanne, na Suíça. A Olympic House, projetada e construída pelo escritório dinamarquês de arquitetura 3XN, tinha como principal objetivo reunir toda a equipe que compõe o COI - mais de 500 funcionários que até o mês passado, encontravam-se dispersos por toda a cidade de Lausanne - sob o mesmo teto em um único edifício moderno e inspirador. O conceito da proposta defendida pelos arquitetos era dar forma a missão do Comitê Olímpico: =cooperação internacional, transparência e sustentabilidade.

3XN inaugura a nova sede do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne - Mais Imagens+ 9

Olympic House. Imagem Cortesia do Comitê Olímpico Internacional (IOC) / MORK, Adam

Em 2014, o COI havia decidido avançar com o antigo sonho de reunir sobre o mesmo teto toda a estrutura da instituição internacional. Finalmente o projeto do 3XN foi escolhido através de um concurso internacional de arquitetura desenvolvido em várias etapas, organizado pela União Internacional de Arquitetos e contando ainda com um juri internacional composto por arquitetos de renome mundial. Após a realização do concurso, o 3XN passou a colaborar diretamente com a empresa suíça de arquitetura IttenBrechbühl para o desenvolvimento do projeto e construção do edifício. Uma estrutra que segundo o próprio COI, foi concebida considerando cinco objetivos principais: movimento, transparência, flexibilidade, sustentabilidade e trabalho colaborativo, cada um dos quais faz referência aos cinco anéis que simbolizam a união dos continentes em prol do esporte.

Olympic House. Imagem Cortesia do Comitê Olímpico Internacional (IOC) / MORK, Adam

“Nos inspiramos na essência do Movimento Olímpico e seus valores que vieram a ser a base conceitual sobre a qual desenvolvemos este projeto”, explicou Kim Herforth Nielsen, co-fundador e diretor do 3XN. “A Olympic House foi criada para abrigar ambientes de trabalho colaborativo de alto desempenho ambiental, reunindo sobre o mesmo teto todo a equipe internacional do COI. Nosso projeto priorizou desde o início a transparência e a funcionalidade, organizando os fluxos e incentivando a interação, a comunicação e o compartilhamento de conhecimento, criando um espaço de trabalho altamente eficiente e sustentável.”

Olympic House. Imagem Cortesia do Comitê Olímpico Internacional (IOC) / MORK, Adam

Formalmente, o desenho da fachada faz uma homenagem ao espírito olímpico, inspirada nos movimentos graciosos de um atleta. Sua estrutura dinâmica se revela de maneira completamente diferente a partir de diferentes ângulos, transmitindo a energia vital de um atleta em movimento. No esporte, o movimento é a base de tudo e um movimento otimizado é aquilo que faz a diferença no desempenho de um atleta; Da mesma forma, simulando estes movimentos, fizemos com que este edifício tivesse um desempenho e performance muito acima da média. No interior, a escadaria escultórica faz referência aos universais anéis olímpicos, ela atravessa toda a altura do edifício de forma a conectar os também cinco pavimentos do edifícios através de um átrio central. Seguindo princípios de design ativo, a escadaria define este espaço central como a área de socialização e convívio, promovendo um forte sentido de comunidade. Espaços expositivos, uma cafeteria e salas de reunião também estão diretamente conectadas a este espaço central aberto e fluido por onde circulam os mais de 500 trabalhadores do Comitê Olímpico Internacional.

Olympic House. Imagem Cortesia do Comitê Olímpico Internacional (IOC) / MORK, Adam
Olympic House. Imagem Cortesia do Comitê Olímpico Internacional (IOC) / MORK, Adam

A Olympic House transformou-se em um exemplo de economia circular na construção: 95% dos materiais dos antigos EDIFÍCIOS administrativos foram reutilizados ou reciclados. Além disso, o projeto da nova sede do COI definiu uma nova forma de colaboração entre as diferentes partes envolvidas, um diálogo franco e um processo integrado sem precedentes que envolveu além do COI e seus parceiros olímpicos mundiais (Dow, Toyota e Panasonic), os arquitetos da 3XN e da IttenBrechbühl e os principais órgãos de certificação de sustentabilidade, autoridades locais e fornecedores.

Como resultado disso a Olympic House recebeu três das certificações de construção sustentáveis mais rigorosas, tornando-a uma das construções mais sustentáveis do mundo.

Via 3XN

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "3XN inaugura a nova sede do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne" [3XN's Olympic House Opens in Lausanne] 29 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919821/3xn-inaugura-a-nova-sede-do-comite-olimpico-internacional-em-lausanne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.