Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia

O jovem escritório de arquitetura Hey5 revelou seu projeto para o Uusi Kansallinen, um concurso internacional de arquitetura recentemente convocado para o desenvolvimento de um anexo para o Museu Nacional da Finlândia. A proposta recebeu o nome “Suppa,” inspirada na típica paisagem finlandesa e sua geografia dinâmica criada pelo derretimento de blocos glaciais. A ambição por trás do projeto era criar um objeto icônico e espaços suficientemente flexíveis para abrigar o diversificado programa do museu.

Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Imagem 2 de 14Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Imagem 3 de 14Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Imagem 4 de 14Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Imagem 5 de 14Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Mais Imagens+ 9

Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Imagem 2 de 14
Cortesia de hey5

O anexo proposto pelos arquitetos do Hey5 pretende construir um diálogo franco entre o antigo edifício e o novo, conectando os seus programas por baixo do solo mas preservando a autonomia de suas distintas arquiteturas acima dele. Ao implantar a maioria das funções no subsolo, o projeto pouco altera a paisagem do parque existente onde está implantado, enquanto um singelo edifício pousa delicadamente na superfície do parque construído um diálogo direto com o antigo edifício do museu. 

Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Imagem 3 de 14
Cortesia de hey5

O Museu Nacional foi construído em um estilo chamado de romântico-nacional. Erguido em 1916, sua arquitetura era uma resposta alternativa à modernidade industrial e modernizadora inspirada pelas máquinas. O projeto do Hey5 por sua vez, é compreendido como uma reinterpretação deste conceito "nacional", incorporando o espírito da "paisagem". Ele se revela como um objeto escultórico mais do que como um edifício, com uma leve curvatura da fachada indicando a nova entrada do museu, dando acesso ao lobby e transformando-se no forro do restaurante.

Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Imagem 4 de 14
Cortesia de hey5

A materialidade da fachada, translúcida como uma nuvem, faz com que o edifício pareça flutuar acima da superfície verde do parque. Ao destacar seu volume, cria-se também uma separação entre o programa do museu propriamente dito - no subsolo - e os demais pavimentos acima dele. Os pavimentos superiores são responsáveis por criar a forma do edifício transformando-se na “imagem do projeto”. Junto ao térreo, seus espaços foram moldados de acordo com a paisagem do parque, integrando o espaço público exterior ao espaço público interior.

Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia - Imagem 5 de 14
Cortesia de hey5

O primeiro nível inferior abriga o lobby do museu, um café e a loja de souvenires. Mais abaixo, o seguinte nível dá acesso direto à ala norte do edifício existente. Abaixo disso, outros espaços expositivos foram criados, profundos mas não escuros uma vez que são generosamente iluminados através de uma grande abertura que se revela como uma rachadura na superfície do térreo. Suas plantas altamente flexíveis podem ser facilmente adaptadas, integrando ou separando seus espaços.

Via: hey5

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia" [Hey5 Design Floating Addition to Finland's National Museum] 30 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919730/hey5-projeta-expansao-do-museu-nacional-da-finlandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.