Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Sagrada Família recebe seu primeiro alvará de construção em 137 anos de história

Sagrada Família recebe seu primeiro alvará de construção em 137 anos de história

A chefe da Secretaria de Ecologia, Urbanismo e Mobilidade Urbana da cidade de Barcelona, Janet Sanz, também no exercício de vice-prefeita da capital catalã, acaba de liberar o primeiro alvará de construção da Sagrada Família. Depois de mais de 137 anos do início das obras de uma das mais impressionantes e contraditórias obras de arquitetura do mundo, a Sagrada Família finalmente conta uma permissão oficial de construção emitida pelas autoridades locais. O alvará emitido pela prefeitura permitirá que as obras de construção sigam seu ritmo inalterável e de acordo com a lei, até 2026, quando a famosa estrutura projetado por Antoni Gaudí deverá ser finalmente concluída.

No ano passado, a Sagrada Família fechou um acordo com a prefeitura de Barcelona para pagar uma dívida de mais de US$ 40 milhões. Isso porque a obra nunca teve de fato, um alvará de construção válido deste que a região onde se encontra a basílica foi incorporada pela cidade de Barcelona. A dívida será paga em várias parcelas ao longo dos próximos dez anos, enquanto que a nova licença de construção será válida pelos próximos sete anos, até 2026, ano do centenário da morte de seu criador.

A saga da obra da Sagrada Família vem se arrastando a mais de um século, sendo que a permissão para construir, originalmente emitida em 1885 por Sant Martí de Provençals, nunca foi renovada. A licença deixou de ser válida quando a área foi incorporada pelo município de Barcelona. Em outubro do ano, publicamos aqui no Archdaily uma matéria revelando que as autoridades ligadas à instituição religiosa concordaram em pagar a dívida em uma série de parcelas ao longo dos próximos dez anos. Como contrapartida, o município se comprometeu a melhorar o transporte público no entorno da obra.

O município de Barcelona receberá US$ 5,2 milhões em impostos devidos ao longo dos próximos dez anos, pondo fim um capítulo que a vice-prefeita descreveu como “uma anomalia histórica”. Patrimônio Mundial da UNESCO, a Sagrada Família está sendo construída segundo projetos desenvolvidos postumamente de acordo com modelos feitos em gesso por Gaudí, isso porque o projeto original foi perdido a quase cem anos.

Um dos principais ícones do Modernismo Catalão, a Sagrada Família atrai mais de três milhões de visitantes todos os anos. Gaudí trabalhou incansavelmente no projeto e na construção do templo ao longo de seus últimos anos de vida, até 1926 quando faleceu vítima de um atropelamento no entorno da obra. Uma vez concluída, a Sagrada Familia será a igreja alta da Europa atingindo uma altura recorde de 172,50 metros, contando com dezoito torres no total. Antes mesmo de ser concluída, o templo já vem sendo restaurado uma vez que a sua obra foi iniciada a mais de cem anos atrás. Até hoje, a Sagrada Família vem sendo mantida inteiramente através de doações, sem nenhum tipo de financiamento público.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Sagrada Família recebe seu primeiro alvará de construção em 137 anos de história" [La Sagrada Familia Granted Building Permit after 137 Years ] 16 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918862/sagrada-familia-recebe-seu-primeiro-alvara-de-construcao-em-137-anos-de-historia> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.