Arranha-céu no Irã combina parque aquático vertical e mineração de criptomoedas

Imagine um parque aquático vertical transformado em arranha-céu. Agora, esconda em baixo de seus tobogãs milhares de super computadores com altíssima capacidade de processamento de dados. Esta é a delirante ideia por trás do projeto da JCPOA Tower, desenvolvida para o concurso international de ideias Evolo Skyscraper 2019. A torre foi concebida para abrigar dois programas tão distintos quanto de pode imaginar: um parque aquático e uma mineradora de criptomoeda. Idealizado pela equipe de arquitetos composta por Ilia Attarpour, Dadbeh Mohebbi Gilani e Ramtin Taherian, o projeto é uma resposta as sanções econômicas impostas pelos EUA ao Irã e a decorrente crise geopolítica em torno da desvalorização da moeda do país. A equipe propôs uma estrutura híbrida composta por um parque aquático e sistemas de mineração de criptomoeda ou bitcoins.

Arranha-céu no Irã combina parque aquático vertical e mineração de criptomoedas   - Mais Imagens+ 5

JCPOA Tower: Crypto-Park. Imagem cortesia de Ilia Attarpour, Dadbeh Mohebbi Gilani, Ramtin Taherian

Como a equipe explica, em outubro de 2017 os Estados Unidos abandonou o acordo prévio com o Irã chamado de JCPOA, impondo uma nova série de sanções econômicas ao país. Esses mecanismos utilizados afetaram a economia do Irã de uma maneira sem precedentes. A inflação continua subindo a um ritmo assustador enquanto o valor da moeda despenca drasticamente. Com o projeto da JCPOA Tower, os arquitetos nos convidam a pensar em uma alternativa para a economia global do nosso planeta, apropriando-se do conceito de moeda digital para fugir das sanções impostas pelos Estados Unidos.

JCPOA Tower: Crypto-Park. Imagem cortesia de Ilia Attarpour, Dadbeh Mohebbi Gilani, Ramtin Taherian

O arranha-céu de 560 metros de altura foi projetado como um edifício de mineração de bitcoins, abrigando uma estrutura poderosa para a criação de moedas criptografadas. Entretanto, a mineração nesta escala teria que ser feita secretamente, por baixo dos panos. Pensando nisso, esta espalhafatosa estrutura serviria para esconder uma extraordinária fábrica de mineração. A estrepitosa infraestrutura hídrica utilizada no parque aquático serviria como um complexo sistema dissipador de calor para as unidades de processamento de dados, disponibilizando de quebra, um enorme complexo aquático vertical gratuito para o entretenimento das massas.

JCPOA Tower: Crypto-Park

A torre seria implantada no topo de uma colina no centro da cidade de Tehran, a Abbas Abbad. Uma estrutura de tais dimensões, e não menos importante conteúdo, se tornaria um marco da resistência nacional contra políticas internacionais injustas. Como a equipe destaca, esta desvalorização da moeda está se transformando na pior crise econômica que o Irã já enfrentou ao longo de sua história moderna. Este projeto é apenas uma ideia, utópica talvez, mas ele serve como um instrumento de reflexão e um manifesto em repúdio às injustas políticas internacionais.

Equipe de projeto: Ilia Attarpour, Dadbeh Mohebbi Gilani, Ramtin Taherian

Agradecimentos especiais: Behzad Khorram e Nashid Nabian

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arranha-céu no Irã combina parque aquático vertical e mineração de criptomoedas " [Tehran Skyscraper Combines Cryptocurrency Mining with Vertical Water Park] 09 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918473/arranha-ceu-no-ira-combina-parque-aquatico-vertical-e-mineracao-de-criptomoedas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.