Fundamental Approach Architects projetam mesquita pouco convencional no Irã

Fundamental Approach Architects projetam mesquita pouco convencional no Irã  - Mais Imagens+ 11

O escritório iraniano de arquitetura, Fundamental Approach Architects, foi escolhido como o grande vencedor do concurso nacional de arquitetura para o projeto da nova Mesquita Golshahr na cidade de Karaj, no Irã.

Os arquitetos surpreenderam a todos com um desenho inovador que se afasta completamente do estereótipo típico de uma mesquita, reinventando as suas formas e criando uma nova tipologia arquitetônica, mais adequada aos desafios do nosso tempo.

© Fundamental Approach Architects / FAA

Sendo um dos primeiros concursos abertos de arquitetura do país, o projeto da mesquita Golshahr vai muito além de um simples edifício religioso, ele é o símbolo de uma nova era e também carrega uma enorme responsabilidade cultural e social. Mesquitas, além de ser um local de reflexão e oração, são os principais espaços de encontro e socialização dentro das comunidade religiosas do Irã, elas tem um caráter educativo e social muito importante para as pessoas. Pensando nisso, os arquitetos da FAA procuram desenvolver um projeto que conecta o espaço religioso, historicamente isolado, com o espaço urbano, criando uma nova tipologia que se retroalimenta da vida social e convida as pessoas a participarem mais ativamente da vida religiosa.

© Fundamental Approach Architects / FAA

Implantada em um um terreno de mais de 20.000 m², o complexo da mesquita - entre áreas abertas e fechadas -, contará com um espaço total de aproximadamente 4500 m². O projeto desenvolvido pelos arquitetos da Fundamental Approach, é uma versão contemporânea de uma das mais antigas tipologias de arquitetura do mundo. Mais isso não significa que esta inovadora proposta não considere as pré-existencias do passado, muito pelo contrário, ela se apropria desta herança história e reinventa as suas formas criando uma nova tipologia de arquitetura religiosa. Os tradicionais arcos ogivais foram re-apropriados e reinventados em uma nova forma de cúpula, uma estrutra aberta que convida as pessoas a entrar e se deslumbrar com a espiritualidade deste espaço. A mesquita é uma sobreposição de espaços abertos e fechados, atravessamentos que aproximam o espaço sagrado e o profano, criando eixos que conectam este novo edifício com a praça adjacente e o campos da universidade não muito distante.

© Fundamental Approach Architects / FAA
© Fundamental Approach Architects / FAA

Arquiteto responsável: Mohsen Kazemianfard

Arquitetos associados: Parima Jahangard, Mona Razavi, Nazanin Sharif

Animação: Sadra Shahroudi

Cliente: Hajitarkhani Institution

Engenheiro civil: Hamed Nouri

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Fundamental Approach Architects projetam mesquita pouco convencional no Irã " [Fundamental Approach Architects Win First Prize for Unconventional Mosque and Plaza Design] 01 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917991/fundamental-approach-architects-projetam-mesquita-pouco-convencional-no-ira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.