Carlo Ratti ganha concurso internacional com edifício inspirado nos vinhedos italianos

A Carlo Ratti Associati acaba de vencer o concurso internacional de arquitetura "Reinventing Cities" com o projeto para um novo centro de pesquisa localizado em pleno centro de Milão, próximo a recentemente inaugurada Fondazione Prada. Implantado sobre um enorme jardim suspenso de mais de 250 metros de comprimento, o VITAE será um dos mais modernos edifícios de escritórios da capital da Lombardia, conectando os espaços públicos no nível da rua até a sua cobertura jardim por meio de uma série de percursos acessíveis e permeáveis.

© Carlo Ratti Associati

O projeto desenvolvido pela equipe de Carlo Ratti foi a grande vencedora do concurso organizado pelo C40 Cities Climate Leadership Group, uma instituição comprometida com o meio ambiente e a sustentabilidade das cidades, promovendo projetos urbanos e de arquitetura que colaborem com a minimização dos impactos ambientais, a redução da pegada de carbono das cidades e que promovam alternativas sustentáveis para o futuro da arquitetura e do nosso planeta.

O VITAE foi projetado para ser construído em um terreno subutilizado na região sul de Milão, transformado este vazio urbano em uma nova praça de mais de 5000 metros quadrados. O escritório de arquitetura italiano liderado por Carlo Ratti tornou-se famoso por seus projetos "verdes", florestas urbanas e jardins verticais. Seguindo a mesma linha, o novo empreendimento da CRA leva em seu nome um único termo com dois significados: "vida" em latim e "vinha" em italiano. A estrutra escalonada empresta suas formas das tradicionais plantações de videiras, criando um percurso sombreado sobre pérgulas sob as quais as vitas poderão crescer, florescer e produzir seus frutos. Neste caminho contínuo que atravessa o edifício de baixo à cima, os visitantes serão convidados a explorar este percurso "verde", passando por uma série de terraços e estufas onde serão cultivadas verduras e vegetais hidropônicos. 

© Carlo Ratti Associati

O VITAE é uma abordagem contemporânea da "biofilia" inata do ser humano, traduzida para a arquitetura segundo os princípios formulados pelo grande biólogo norte-americano Edward O. Wilson. Viver em meio a natureza é uma tendência muito comum da espécie humana. Graças às novas tecnologias, podemos recriar e fortalecer esta conexão até mesmo no coração de uma cidade como Milão. 
- Saverio Panata, sócio da CRA e diretor do projeto VITAE

O VITAE é um projeto único e sem precedentes. Os produtos cultivados nos jardins e estufas do edifício serão consumidos por um restaurante implantado no térreo. A torre escalonada abrigará uma série de escritórios, startups e empresas voltadas ao desenvolvimento de novas tecnologias, além de contar com as novas instalações do principal centro de pesquisa molecular e oncológica do ICOM. Um programa super diversificado que busca aproximar as pessoas da natureza, promovendo uma nova maneira de fazer ciência, comprometida com a sustentabilidade ambiental.

A construção do VITAE está planejada para começar ainda este ano.

Team Lead: Covivio Development
Arquitetura: Carlo Ratti Associati
Environmental Expert: Habitech
Em colaboração com Fondazione Politecnico di Milano
Consultores: Tekser, Milano Engineering, Studio Idrogeotecnico, Studio di Ingegneria Rigone, DSB Landscape Design e FSC Engineering Srl
Equipe CRA: Carlo Ratti, Giovanni de Niederhausern, Saverio Panata (diretor de projeto), Valentina Grasso (líder de projeto), Anna Morani, Matteo Zerbi, Giovanni Trogu, Ina Sefgjini, Nicola Scaramuzza, Alberto Benetti, Oliver Kazimir, Francesca Marino e Greta Stefanova
Equipe de imagens CRA: Gary di Silvio, Pasquale Milieri e Gianluca Zimbardi

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Carlo Ratti ganha concurso internacional com edifício inspirado nos vinhedos italianos" [Carlo Ratti Places 650-Foot-Long Urban Vineyard in Central Milan] 26 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917740/carlo-ratti-ganha-concurso-internacional-com-edificio-inspirado-nos-vinhedos-italianos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.