Zaha Hadid Architects conclui primeiro estádio da Copa do Mundo de 2022 no Qatar

Zaha Hadid Architects conclui primeiro estádio da Copa do Mundo de 2022 no Qatar

A construção do Estádio Al Janoub, o primeiro encomendado para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, foi concluída. Projetado por Zaha Hadid Architects em parceria com a Aecom e localizado na cidade de Al Wakrah, o estádio foi concebido em 2013 e concluído no último dia 16 de maio.

© Hufton+Crow© Hufton+Crow© Hufton+Crow© Hufton+Crow+ 19

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O estádio de 40.000 lugares pode ser reduzido para 20.000 após a conclusão da Copa do Mundo, quando será a sede do Al Wakrah Sport Club. Esses assentos temporários foram projetados para serem desmontáveis e transportados para um país em desenvolvimento que precisa de infraestrutura esportiva para uso pós-torneio. O estádio também possui uma cobertura operável projetada por Schlaich Bergermann Partner e um sistema de resfriamento garantindo que o estádio possa ser usado durante os meses de verão. O teto operável foi projetado em harmonia com o revestimento, usando tecidos e cabos de PTFE plissados, operando como uma vela quando implantados.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O projeto reflete as tradições marítimas e a história da cidade costeira de Al Wakrah, incorporando o design tradicional de barcos de forma abstrata e combinando-os com respostas práticas ao clima, contexto e requisitos funcionais de um estádio de futebol. O desenho da cobertura do estádio remete aos cascos dos barcos rotacionados de cabeça para baixo para fornecer sombra e abrigo. Isso é expresso na geometria do envoltório do estádio, nos detalhes e na materialidade selecionada, incluindo as vigas da cobertura que refletem a estrutura interna do casco.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Enquanto isso, as fachadas do estádio são inclinadas para fora, afuniladas na elevação e lembram o plissar das velas de um dhow. A imagem do dhow é ainda mais enfatizada através do grande balanço dos beirais do estádio, que incorpora tiras de metal remetendo às estruturas de madeira usadas em um dhow.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Via: Zaha Hadid Architects

Cliente: Supreme Committee for Delivery and Legacy of the 2022 FIFA World Cup Qatar™
Arquiteto e Direção de Projeto: Zaha Hadid Architects
Design: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
Diretor do Projeto: Jim Heverin
Arquiteto de Projeto / Associado de Projeto: Johannes Hoffmann
Equipe de Projeto: Annarita Papeschi, Andreas Urff, Antonio Monserrat, Cynthia Du, Edgar Payan, Ermis Chavaltzi, Fernando Poucell, Ganesh Nimmala, George King, Ho-Ping Hsia, Irene Guerra, Jan Klaska, Junyi Wang, Karim Muallem, Karoly Markos, Ming Cheong, Moa Carlsson, Mohamed Al-Jubori, Nastassia Linau, Paulo Flores, Peter Irmscher, Rafael Portillo, Stephane Vallotton, Thomas Soo, Vincent Konate, Yeena Yun, Wen-Kai Li (Kevin)
Consultoria: Aecom
Design Cobertura Operável: Schlaich Bergermann Partner

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Zaha Hadid Architects conclui primeiro estádio da Copa do Mundo de 2022 no Qatar " [Zaha Hadid Architects' First 2022 Qatar World Cup Stadium Completed ] 23 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917389/zaha-hadid-architects-conclui-primeiro-estadio-da-copa-do-mundo-de-2022-no-qatar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.