Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Zaha Hadid Architects conclui primeiro estádio da Copa do Mundo de 2022 no Qatar

Zaha Hadid Architects conclui primeiro estádio da Copa do Mundo de 2022 no Qatar

Zaha Hadid Architects conclui primeiro estádio da Copa do Mundo de 2022 no Qatar
Zaha Hadid Architects conclui primeiro estádio da Copa do Mundo de 2022 no Qatar , © Hufton+Crow
© Hufton+Crow

A construção do Estádio Al Janoub, o primeiro encomendado para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, foi concluída. Projetado por Zaha Hadid Architects em parceria com a Aecom e localizado na cidade de Al Wakrah, o estádio foi concebido em 2013 e concluído no último dia 16 de maio.

© Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow + 19

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O estádio de 40.000 lugares pode ser reduzido para 20.000 após a conclusão da Copa do Mundo, quando será a sede do Al Wakrah Sport Club. Esses assentos temporários foram projetados para serem desmontáveis e transportados para um país em desenvolvimento que precisa de infraestrutura esportiva para uso pós-torneio. O estádio também possui uma cobertura operável projetada por Schlaich Bergermann Partner e um sistema de resfriamento garantindo que o estádio possa ser usado durante os meses de verão. O teto operável foi projetado em harmonia com o revestimento, usando tecidos e cabos de PTFE plissados, operando como uma vela quando implantados.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O projeto reflete as tradições marítimas e a história da cidade costeira de Al Wakrah, incorporando o design tradicional de barcos de forma abstrata e combinando-os com respostas práticas ao clima, contexto e requisitos funcionais de um estádio de futebol. O desenho da cobertura do estádio remete aos cascos dos barcos rotacionados de cabeça para baixo para fornecer sombra e abrigo. Isso é expresso na geometria do envoltório do estádio, nos detalhes e na materialidade selecionada, incluindo as vigas da cobertura que refletem a estrutura interna do casco.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Enquanto isso, as fachadas do estádio são inclinadas para fora, afuniladas na elevação e lembram o plissar das velas de um dhow. A imagem do dhow é ainda mais enfatizada através do grande balanço dos beirais do estádio, que incorpora tiras de metal remetendo às estruturas de madeira usadas em um dhow.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Via: Zaha Hadid Architects

Cliente: Supreme Committee for Delivery and Legacy of the 2022 FIFA World Cup Qatar™
Arquiteto e Direção de Projeto: Zaha Hadid Architects
Design: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
Diretor do Projeto: Jim Heverin
Arquiteto de Projeto / Associado de Projeto: Johannes Hoffmann
Equipe de Projeto: Annarita Papeschi, Andreas Urff, Antonio Monserrat, Cynthia Du, Edgar Payan, Ermis Chavaltzi, Fernando Poucell, Ganesh Nimmala, George King, Ho-Ping Hsia, Irene Guerra, Jan Klaska, Junyi Wang, Karim Muallem, Karoly Markos, Ming Cheong, Moa Carlsson, Mohamed Al-Jubori, Nastassia Linau, Paulo Flores, Peter Irmscher, Rafael Portillo, Stephane Vallotton, Thomas Soo, Vincent Konate, Yeena Yun, Wen-Kai Li (Kevin)
Consultoria: Aecom
Design Cobertura Operável: Schlaich Bergermann Partner

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Zaha Hadid Architects conclui primeiro estádio da Copa do Mundo de 2022 no Qatar " [Zaha Hadid Architects' First 2022 Qatar World Cup Stadium Completed ] 23 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917389/zaha-hadid-architects-conclui-primeiro-estadio-da-copa-do-mundo-de-2022-no-qatar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.