Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Amey Kandalgaonkar explora a relação da arquitetura com a natureza mesclando formas geométricas e rochas do deserto

Amey Kandalgaonkar explora a relação da arquitetura com a natureza mesclando formas geométricas e rochas do deserto

  • 07:00 - 19 Maio, 2019
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Amey Kandalgaonkar explora a relação da arquitetura com a natureza mesclando formas geométricas e rochas do deserto
Amey Kandalgaonkar explora a relação da arquitetura com a natureza mesclando formas geométricas e rochas do deserto, House Inside a Rock. Imagem © Amey Kandalgaonkar
House Inside a Rock. Imagem © Amey Kandalgaonkar

House Inside a Rock. Imagem © Amey Kandalgaonkar House Inside a Rock. Imagem © Amey Kandalgaonkar Rock House 3. Imagem © Amey Kandalgaonkar Rock House 3. Imagem © Amey Kandalgaonkar + 12

Ainda que a arquitetura esteja sempre em constante estado de transformação, ela nunca estará desassociada de seu passado. A herança construída pelo trabalho coletivo ao longo dos séculos, estará sempre acessível no presente para inspirar e proporcionar maior profundidade à temporalidade da arquitetura. A integração entre a paisagem natural e aquela construída pelo homem também não é nenhuma novidade na história da arquitetura.

Pensando nisso, Amey Kandalgaonkar, arquiteto e fotógrafo de arquitetura baseado em Xangai, foi buscar inspiração no túmulo de Madain Saleh na Arábia Saudita - uma estrutura escavada na rocha em uma montanha no meio do deserto. Apropriando-se desta histórica obra de arquitetura e patrimônio da humanidade, ele resolveu revistar o passado e projetar duas casas contemporâneas com uma abordagem bastante parecida.

House Inside a Rock. Imagem © Amey Kandalgaonkar
House Inside a Rock. Imagem © Amey Kandalgaonkar

Em busca de harmonia entre arquitetura e paisagem - levando em consideração a complexidade das formações rochosas de Madain Saleh - o arquiteto optou por formas e volumes simples para o desenvolvimento de sua primeira proposta: "House Inside a Rock". Ele primeiramente fez a modelagem 3D de toda a montanha sobre a qual ele posteriormente iria escavar e construir a sua arquitetura. Foi através deste processo de modelagem que ele pôde fundir a casa com a montanha. A estratégia era mais mimetizar a estrutura com a rocha do que destaca-la da paisagem. Para isso, ele manteve a casa praticamente incrustada na pedra ao invés de 'sobre a pedra'. Assim, a casa só é vista de muito perto ou através de uma vista aérea, mimetizando-se à paisagem quando observada de longe.

House Inside a Rock. Imagem © Amey Kandalgaonkar
House Inside a Rock. Imagem © Amey Kandalgaonkar
Rock House 3. Imagem © Amey Kandalgaonkar
Rock House 3. Imagem © Amey Kandalgaonkar

Para sua segunda proposta, "Rock House 3", o arquiteto propôs uma abordagem diferente, interferindo minimamente na montanha, apoiando levemente a sua estrutura sobre delicados pontos de apoio. Assim, o resultado é uma casa suspensa sobre pilotis em meio ao deserto e sobre à montanha de pedra. Contrapondo a primeira proposta, este projeto foi inspirado na arquitetura de Xangai e suas estradas e rodovias que serpenteiam umas sobre as outras em meio a conturbada rede viária da cidade. Formas sinuosas se sobrepõe criando espaços em suas intersecções. Protegendo-se dos ventos fortes do deserto, a casa se fecha em um pátio central em direção ao qual se voltam a maioria das aberturas. Por outro lado, a casa se transforma em um percurso, onde rampas e escadas se sobrepõe, muitas vezes, abrindo-se sob o céu azul de Madain Saleh.

Rock House 3. Imagem © Amey Kandalgaonkar
Rock House 3. Imagem © Amey Kandalgaonkar

Siga Amey Kandalgaonkar no Instagram e saiba mais sobre os seus projetos.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Amey Kandalgaonkar explora a relação da arquitetura com a natureza mesclando formas geométricas e rochas do deserto" [Amey Kandalgaonkar Explores the Architectural Possibilities of Combining Desert Rocks and Geometric Forms] 19 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917029/amey-kandalgaonkar-explora-a-relacao-da-arquitetura-com-a-natureza-mesclando-formas-geometricas-e-rochas-do-deserto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.