Arquitetura e urbanismo do Favela-Bairro será implementada em Cabo Verde

O arquiteto Manoel Ribeiro, autor de diversos projetos do programa de urbanização de favelas cariocas Favela-Bairro, foi convidado pelo governo de Cabo Verde para para elaborar um plano-piloto de assentamentos informais para o país. O projeto tem como objetivo superar desafios urbanos, sociais e econômicos de Cabo Verde e será desenvolvido na cidade de Mindelo, principal centro urbano da Ilha de São Vicente.

Com uma experiência intensa no programa Favela-Bairro, inaugurado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 1995, Manoel foi autor dos projetos da Serrinha, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, São Carlos, Mangueiral, Vigário Geral e Parada de Lucas. Assim como no Rio de Janeiro, os quatro assentamentos informais de Mindelo em que Manoel vai trabalhar estão localizados em em áreas de encostas.

“Todos os dias eu estava na Serrinha. Levantamos o diagnóstico, os moradores apresentavam suas necessidades e desenvolvemos o plano. Negociávamos, por exemplo, pedaços de terreno para passar escadaria”, relembra o arquiteto. “Em troca, dávamos laje para a cozinha. Tínhamos uma reserva de contingência para essas transações, e as coisas eram implantadas a partir de padrões de urbanização dimensionadas em campo junto com empreiteiro."

Arquiteto e urbanista Manoel Ribeiro, responsável por diversos projetos do programa Favela-Bairro e convidado para elaborar um plano de urbanização para Cabo Verde. Foto: CAU/RJ

A cidade de Mindelo estende-se nas planícies e vales, com assentamentos nas encostas, onde há muitas pedras. “As pessoas escavam o solo e encaixam as casas, o que melhora o conforto térmico das moradias. As pedras retiradas da escavação são reutilizadas depois para fazer pequenos arrimos e, às vezes, as próprias paredes das casas”, disse Ribeiro.

O Favela-Bairro serviu de inspiração para projetos na Colômbia, Guatemala, Venezuela e El Salvador. Quando foi criado, o programa tinha um orçamento de R$ 8 milhões para atender 15 favelas de médio porte, mas atingiu mais de R$ 1 bilhão de investimentos, beneficiando 155 comunidades. 

Via CAU/BR.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetura e urbanismo do Favela-Bairro será implementada em Cabo Verde" 15 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916945/arquitetura-e-urbanismo-do-favela-bairro-sera-implementada-em-cabo-verde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.