Casa da Arquitectura recebe o acervo de Eduardo Souto de Moura

A Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura acaba de fechar acordo com o Pritzker Eduardo Souto de Moura para o depósito de seu acervo na instituição portuguesa. O contrato foi assinado no dia 6 de maio e acrescenta às 604 maquetes já depositadas na instituição desde 2009 cerca de 8.500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos produzidos pelo arquiteto ao longo dos seus 40 anos de atividade profissional.

“Com este patrimônio, a Casa da Arquitectura irá tratar e dar a conhecer aos investigadores e ao grande público este importante acervo referente a 40 anos de trabalho de um dos mais reconhecidos e premiados arquitetos portugueses”, assinala o Diretor Executivo da instituição, Nuno Sampaio.

Eduardo Souto de Moura na assinatura do contrato com a Casa da Arquitectura. Image Cortesia de Casa da Arquitectura

Trata-se de um patrimônio valiosíssimo que a Casa da Arquitectura mostrará ao público em outubro com a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras”, com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura.

Aberta ao longo de seis meses, a mostra oferecerá uma singular e inédita leitura monográfica do seu trabalho. Cobrindo um arco temporal de quatro décadas de um impressionante percurso profissional, a exposição pretende dar a conhecer ao público a produção arquitetônica de um dos mais influentes arquitetos portugueses, Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2011, e promete ser um dos acontecimentos culturais mais relevantes do ano a nível nacional e internacional.

Pousada de Santa Maria do Bouro. Image Cortesia de Casa da Arquitectura

Um amplo programa de atividades paralelas complementa a exposição e inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude.

Veja, a seguir, algumas das maquetes de Souto de Moura depositadas na Casa da Arquitectura. 

Salzburg Hotel. Image Cortesia de Casa da Arquitectura
Casa do Cinema. Image Cortesia de Casa da Arquitectura
Casa na Quinta do Lago. Image Cortesia de Casa da Arquitectura
Geociencias da Universidade de Aveiro. Image Cortesia de Casa da Arquitectura
Pousada de Santa Maria do Bouro. Image Cortesia de Casa da Arquitectura
Torre do Burgo. Image Cortesia de Casa da Arquitectura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Casa da Arquitectura recebe o acervo de Eduardo Souto de Moura" 14 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916937/casa-da-arquitectura-recebe-o-acervo-de-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.