BIG e Uribe & Schwarzkopf projetam torre de tijolos em Quito, Equador

O BIG, em parceria com a Uribe & Schwarzkopf, acaba de divulgar o projeto de uma torre de vinte e quatro pavimentos na cidade de Quito, no Equador. Inspirado pela beleza da exuberante natureza do país e a diversidade de sua comunidade local, EPIQ será o segundo edifício projetado pelo BIG na capital equatoriana. Composta por dois volumes inter-travados como uma parede de tijolos, a estrutura da torre revela uma porosidade para acomodar uma série de jardins que ecoam a vibrante paisagem natural do Equador. EPIC será a nova imagem do urbanismo sustentável de Quito, uma cidade em pleno processo de expansão.

BIG e Uribe & Schwarzkopf projetam torre de tijolos em Quito, Equador - Mais Imagens+ 26

© Bjarke Ingels Group

Implantada junto ao limite sudoeste do Parque La Carolina, a torre será revestida por tijolos multi-coloridos em tons de rosa apresentando um novo conceito de “cidade vertical” que refletirá a dramática paisagem natural de Quito em sua própria estrutura. O projeto de paisagismo, delicadamente concebido com uma enorme diversidade de plantas nativas, fará a conexão com o parque adjacente criando uma sinergia única entre a arquitetura e a natureza. Com tamanhos variados e diferentes configurações, as unidades residenciais foram concebidas para abrigar uma comunidade bastante diversificada, contando ainda com espaços comerciais e corporativos. A porosidade do edifício, como um grande "cobogó" urbano, permitira uma ampla iluminação e ventilação natural do edifício e das unidades, fazendo com que o parque permeie e se encaixe em seus espaços.

© Bjarke Ingels Group

O projeto apresenta a "paleta de cores do Equador", com uma fachada inspirada na arquitetura local e nos tons terrosos dos seus tijolos. As cores utilizada no edifício também fazem alusão ao famoso por do sol de Quito, que reflete suas cores quentes e vibrantes pela cidade em cada entardecer.

© Bjarke Ingels Group

Por todo o edifício, foram criados uma série de espaços de uso comum; todos conectados diretamente com o exterior. Piscinas, espaços de lazer para crianças, uma quadra de squash, uma pista de boliche e uma sala de cinema. O projeto que leva a assinatura de Bjarke Ingels também conta com princípios sustentáveis em seu design, como uma estação de tratamento de águas cinzas e reutilização de água da chuva, além de materiais reciclados e instalações de baixo-consumo de energia.

© Bjarke Ingels Group

Passeando pelo centro histórico de Quito através de suas calçadas em "espinha de peixe" somos bombardeados por diferentes formas, geometrias, tipologias e principalmente, cores. Ao sul do Parque La Carolina, nosso maior objetivo é criar uma comunidade tridimensional: uma trama de edifícios verticais inter-travados como uma parede de tijolos que se expande, acolhendo a natureza em seus vazios. Uma estrutura que oferece aos moradores e suas famílias uma variedade de aberturas, passagens, parques e jardins amplamente iluminados pelo sol de Quito. Como arquitetos que somos, geralmente somos muito cuidadosos quando utilizamos tantas cores em um mesmo projeto - em Quito porém, acreditamos que seria interessante perder um pouco esse receio, apropriando-se de uma paisagem já colorida para criar uma identidade forte e única. O IQON foi o nosso primeiro projeto desenvolvido em colaboração com a U&S e também nosso primeiro projeto realizado na América Latina. Devido ao sucesso desta primeira empreitada, decidimos juntar nossas forças mais uma vez e estamos muito entusiasmados para ir além, dando continuidade à esta inspiradora colaboração.
- Bjarke Ingels

© Bjarke Ingels Group

Via: Bjarke Ingels Group

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "BIG e Uribe & Schwarzkopf projetam torre de tijolos em Quito, Equador" [BIG and Uribe & Schwarzkopf Unveil Rose-Colored Tower in Ecuador ] 06 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916282/big-e-uribe-and-schwarzkopf-projetam-torre-de-tijolos-em-quito-equador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.