Projeto de habitação de interesse social em Frankfurt explora a tipologia de terraços

A recente parceria entre os holandeses do NL Architects e os arquitetos do STUDYO, escritório com sede em Colônia, acaba de render o mais novo projeto de habitação de interesse social na cidade Frankfurt. O empreendimento foi concebido para o próspero distrito de Hilgenfeld, no vale do rio Nidda, na Alemanha. Apelidado de Terrace House, o conjunto habitacional foi projetado para incentivar as trocas interpessoais e celebrar a vida em comunidade. Pensando nisso, os espaços do projeto se desenvolvem a partir de um pátio coletivo, para onde se voltam as varandas verdes e escalonadas da Terrace House.

Projeto de habitação de interesse social em Frankfurt explora a tipologia de terraços - Mais Imagens+ 1

Terrace House. Imagem Cortesia de NL Architects

O NL Architects em parceria com os arquitetos do STUDYO, escritório com sede em Colônia, acaba de desenvolver um projeto de habitação de interesse social na cidade Frankfurt. O empreendimento foi concebido para o próspero distrito de Hilgenfeld, no vale do rio Nidda, na Alemanha. Apelidado de Terrace House, o conjunto habitacional foi projetado para incentivar as trocas interpessoais e celebrar a vida em comunidade. Pensando nisso, os espaços do projeto se desenvolvem a partir de um pátio coletivo, para onde se voltam as varandas verdes e escalonadas da Terrace House.

Terrace House. Imagem Cortesia de NL Architects

A equipe de projeto definiu a sua proposta através das seguintes palavras: "ao criar estes pequenos pátios suspensos em frente a cada um dos apartamentos, o edifício deixa de ser um objeto isolado da paisagem e passa a ser uma extensão dela. Estes pequenos jardins podem ser usados para muitas finalidades, desde uma simples área de descanso até uma pequena horta, um lugar onde os moradores podem tomar seu café da manhã no verão e conversar com seus vizinhos." Além destas varandas contínuas vinculadas com o parque, o edifício conta com um acesso direto à área verde em frente. Inspirado pelo famoso projeto de Ernst May construído entre 1927 e 1929 em Frankfurt, o Siedlung Römerstadt, a Terrace House fornece à seus moradores a propriedade comum do terreno - um espaço onde eles podem se reunir ou cuidar do jardim enquanto seus filhos brincam no parque.

Terrace House. Imagem Cortesia de NL Architects

O programa solicitado aos arquitetos exigia uma grande variedade de tipologias de apartamentos. Diferentes arranjos que pudessem atender a uma maior variedade de composições familiares, algo que pudesse contribuir diretamente com a diversidade econômica e social das famílias residentes. Ao combinar apartamentos de diferentes metragens, todos com seus terraços individuais na fachada, o edifício se torna uma expressão de sua própria diversidade. A área de convívio dos apartamentos foi concebida como um grande espaço integrado e flexível que se extende da entrada junto à fachada leste até o terraço na fachada oeste. As áreas molhadas foram organizadas junto a um núcleo de serviço central e vertical, o qual permite organizar as unidades para um ou para o outro lado. Os apartamentos menores também contam com uma ampla área de estar, favorecendo os espaços de convívio para que as pessoas possam se reunir, contribuindo com o sentimento de pertencimento à comunidade da Terrace House.

Via NL Architects

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projeto de habitação de interesse social em Frankfurt explora a tipologia de terraços" [NL Architects + STUDYO Design Terraced Affordable Housing for Frankfurt] 27 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915729/projeto-de-habitacao-de-interesse-social-em-frankfurt-explora-a-tipologia-de-terracos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.