Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. OMA e Morphosis entre os finalistas para o novo Centro de Artes de Chicago

OMA e Morphosis entre os finalistas para o novo Centro de Artes de Chicago

  • 13:00 - 22 Abril, 2019
  • por
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
OMA e Morphosis entre os finalistas para o novo Centro de Artes de Chicago
OMA e Morphosis entre os finalistas para o novo Centro de Artes de Chicago, Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Morphosis, STL & Arup
Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Morphosis, STL & Arup

A Universidade de Illinois em Chicago anunciou a lista de finalistas para projetar um novo Centro de Artes de mais de R$ 366 milhões de reais para a Faculdade de Arquitetura, Design e Artes. Escolhidos entre 36 equipes estão OMA com KOO Architects, Johnston Marklee com UrbanWorks e Morphosis com STL Architects.O novo centro incluirá uma sala de concertos de 500 lugares, um teatro reconfigurável de 270 lugares, uma sala de exposições, espaços de ensaio e uma combinação de café e clube de jazz. O edifício de 8.175,50 metros quadrados será usado principalmente pela Escola de Teatro e Música da UIC como a nova face pública do Campus Leste da Universidade.

Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Morphosis, STL & Arup Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Johnston Marklee & UrbanWorks Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Johnston Marklee & UrbanWorks Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de OMA & KOO + 11

Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Johnston Marklee & UrbanWorks
Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Johnston Marklee & UrbanWorks

A empresa Johnston Marklee, sediada em Los Angeles, fez uma parceria com um escritório local, o UrbanWorks, para criar um conceito de pirâmide com duas estruturas conectadas por espaços de ensaio e um jardim de inverno fechado. Revestido de vidro e metal perfurado, a forma do prédio faz referência à obra brutalista de Walter Netsch, concluída em 1960 para a UIC. Enquadrado por um cinturão verde, o projeto visa a abrir visualmente o campus.

Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Morphosis, STL & Arup
Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Morphosis, STL & Arup

Morphosis e STL Architects propuseram um projeto facetado de terracota, concreto e vidro como uma reinterpretação do contexto universitário. Eles estão trabalhando com a Arup, empresa global de design e engenharia, para criar um edifício flutuante laranja sobre palafitas delgadas. Uma área de desembarque leva ao lobby interno com escadas em cascata que remetem à Netsch, com uma parede angular de vidro com vista para West Loop e o centro de Chicago.

Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de OMA & KOO
Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de OMA & KOO

O conceito de tenda do OMA e do KOO de Chicago seria feito de torres de vidro ligadas por um telhado inclinado. Uma cobertura semi-translúcida cobriria uma sala de concertos de seis lados, enquanto uma ala do teatro com um terraço no último piso ofereceria vistas do centro da cidade. O teatro tem um terraço na cobertura e uma fachada mecânica que se abre para o atual Harrison Field. O teto duplamente curvo foi inspirado pelo balanço do bastão de um maestro.

Iniciado em 2017, o novo Centro de Artes faz parte do masterplan de 10 anos da UIC e será construído em um terreno vazio na esquina das ruas Halsted e Harrison. O público pode dar uma olhada mais de perto nos três projetos no site do concurso do Centro de Artes da UIC, bem como enviar comentários.

Via Curbed Chicago

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "OMA e Morphosis entre os finalistas para o novo Centro de Artes de Chicago" [OMA, Morphosis and Johnston Marklee Among Finalists for New Chicago Arts Center] 22 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914949/oma-e-morphosis-entre-os-finalistas-para-o-novo-centro-de-artes-de-chicago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.