OMA e Morphosis entre os finalistas para o novo Centro de Artes de Chicago

A Universidade de Illinois em Chicago anunciou a lista de finalistas para projetar um novo Centro de Artes de mais de R$ 366 milhões de reais para a Faculdade de Arquitetura, Design e Artes. Escolhidos entre 36 equipes estão OMA com KOO Architects, Johnston Marklee com UrbanWorks e Morphosis com STL Architects.O novo centro incluirá uma sala de concertos de 500 lugares, um teatro reconfigurável de 270 lugares, uma sala de exposições, espaços de ensaio e uma combinação de café e clube de jazz. O edifício de 8.175,50 metros quadrados será usado principalmente pela Escola de Teatro e Música da UIC como a nova face pública do Campus Leste da Universidade.

OMA e Morphosis entre os finalistas para o novo Centro de Artes de Chicago - Mais Imagens+ 6

Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Johnston Marklee & UrbanWorks

A empresa Johnston Marklee, sediada em Los Angeles, fez uma parceria com um escritório local, o UrbanWorks, para criar um conceito de pirâmide com duas estruturas conectadas por espaços de ensaio e um jardim de inverno fechado. Revestido de vidro e metal perfurado, a forma do prédio faz referência à obra brutalista de Walter Netsch, concluída em 1960 para a UIC. Enquadrado por um cinturão verde, o projeto visa a abrir visualmente o campus.

Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de Morphosis, STL & Arup

Morphosis e STL Architects propuseram um projeto facetado de terracota, concreto e vidro como uma reinterpretação do contexto universitário. Eles estão trabalhando com a Arup, empresa global de design e engenharia, para criar um edifício flutuante laranja sobre palafitas delgadas. Uma área de desembarque leva ao lobby interno com escadas em cascata que remetem à Netsch, com uma parede angular de vidro com vista para West Loop e o centro de Chicago.

Centro de Artes da UIC. Imagem Cortesia de OMA & KOO

O conceito de tenda do OMA e do KOO de Chicago seria feito de torres de vidro ligadas por um telhado inclinado. Uma cobertura semi-translúcida cobriria uma sala de concertos de seis lados, enquanto uma ala do teatro com um terraço no último piso ofereceria vistas do centro da cidade. O teatro tem um terraço na cobertura e uma fachada mecânica que se abre para o atual Harrison Field. O teto duplamente curvo foi inspirado pelo balanço do bastão de um maestro.

Iniciado em 2017, o novo Centro de Artes faz parte do masterplan de 10 anos da UIC e será construído em um terreno vazio na esquina das ruas Halsted e Harrison. O público pode dar uma olhada mais de perto nos três projetos no site do concurso do Centro de Artes da UIC, bem como enviar comentários.

Via Curbed Chicago

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "OMA e Morphosis entre os finalistas para o novo Centro de Artes de Chicago" [OMA, Morphosis and Johnston Marklee Among Finalists for New Chicago Arts Center] 22 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914949/oma-e-morphosis-entre-os-finalistas-para-o-novo-centro-de-artes-de-chicago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.