Obra de arte cria ilusão de ótica em torno da Pirâmide do Louvre de I.M. Pei

© JR via Instagram

A famosa Pirâmide do Louvre de Paris, projetada por IM Pei, celebra seu 30º aniversário com uma obra colaborativa do artista JR que ocupa todo o Cour Napoleon, o pátio externo ao museu. Intitulada The Secret of the Great Pyramid, a obra cria uma grande ilusão de ótica que faz parecer que a pirâmide está sendo engolida por um abismo.

Feita em uma escala nunca antes explorada pelo artista, a intervenção foi criada por centenas de voluntários, que recortaram e colaram no chão mais de duas mil tiras de papel. Refutando a aura de preciosidade, a obra incorpora seu destino: ser pouco a pouco destruída pelos passos de quem atravessa o pátio do museu. 

As imagens, como a vida, são efêmeras. Uma vez colada, a obra de arte vive sozinha. O sol seca a cola e a cada passo as pessoas rasgam pedaços do papel. O processo trata da participação dos voluntários e visitantes, e o resultado do projeto lida com aspectos da presença e ausência, realidade, memórias e impermanência. - JR

Concluído em 1989, o projeto de I.M. Pei redefiniu o Cour Napoleon, atual pátio de entrada do Louvre, com o objetivo de aliviar o congestionamento dos milhares de visitantes diários. A nova entrada oferece um conveniente saguão central, separado das galerias, que serve de ponto de partida e chegada do percurso interno do museu. 

Além do estudo e proposição dos fluxos do museu, o projeto de Pei também implementou uma grande pirâmide de vidro e aço que é cercada por três triângulos menores, que servem como claraboias para o saguão no subsolo. Para Pei, a pirâmide de vidro carrega simbolismos e reforça a ideia de um ponto focal de entrada. 

Via: JR

AD Classics: Le Grande Louvre / I.M. Pei

13 In 1981, the newly elected French president, Francois Mitterrand, launched a campaign to renovate cultural institutions throughout France. One of the most advantageous of those projects was the renovation and reorganization of the Louvre. In 1983 after touring Europe and the United States, President Mitterrand commissioned the Chinese American architect, I.M.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Obra de arte cria ilusão de ótica em torno da Pirâmide do Louvre de I.M. Pei" [A Dramatic Optical Illusion Celebrates the Louvre Pyramid's 30th Anniversary ] 08 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914398/obra-de-arte-cria-ilusao-de-otica-em-torno-da-piramide-do-louvre-de-im-pei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.