Henning Larsen projeta complexo de uso misto na região metropolitana de Paris

Os dinamarqueses da Henning Larsen Architects divulgaram novos detalhes do projeto vencedor do concurso de arquitetura para a sede e o centro cultural NØRR em Saint-Denis, na região metropolitana de Paris. Contando com mais de 50.000 metros quadrados, o projeto busca inspiração nas vilas rurais francesas, construído uma atmosfera de intimidade derivada da experiência escandinava de seus autores.

A atitude do projeto procura favorecer a escala humana e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Seus 50.000 metros quadrados construídos dialogam diretamente com uma infinidade de espaços abertos e terraços jardins, priorizando a iluminação natural e favorecendo o sentido de comunidade.

Henning Larsen projeta complexo de uso misto na região metropolitana de Paris - Mais Imagens

Cortesia de Henning Larsen

O conceito para a sede da NØRR busca inspiração nos vilarejos rurais da França, um espaço de trabalho porém, especialmente voltado para o bem estar de seus usuários. É uma espécie de espaço ambíguo aonde convergem natureza e cidade, espaços públicos e privados, áreas de trabalho e de lazer. No térreo, 5.000 metros quadrados serão dedicados à um café ao ar livre, espaços culturais e jardins que convidam o público para entrar e participar do dia-a-dia da NØRR, percorrendo seus espaços internos-externos como em uma pequena vila no interior da França.

Cortesia de Henning Larsen

A ideia de vilarejo é replicada em todos os pavimentos do edifício, construído volumes deslocados que evitam os corredores longos e impessoais, guiando os visitantes por espaços mais dinâmicos e bem iluminados, corredores marcados com pequenos pontos de encontro e socialização.

Partimos da ideia de preencher um edifício de mais de 50.000 metros quadrados, ainda que não precisássemos de tudo isso. Procuramos um uso mais eficiente dos espaços dando mais fluidez ao edifício. A ideia era criar um pequeno vilarejo aberto e permeável e não um edifício fechado e compacto. Sob o novo teto da NØRR encontram-se espaços culturais, áreas de lazer, jardins e também os escritórios da empresa. Esta é a nossa visão de ambiente de trabalho, um espaço que enfatiza as relações pessoais e o contato com a natureza.
- Søren Øllgaard, sócio e diretor de projeto da Henning Larsen Architects

Cortesia de Henning Larsen

A proposta vencedora desenvolvida pelos dinamarqueses será implantada no corredor do novo distrito de inovação de Saint-Denis, ao lado de projetos assinados por Snøhetta, Kengo Kuma e Marc Mimram, assim como o novo centro aquático construído para as Olimpíadas de Paris de 2024. A sede da NØRR, portanto, encontra-se incrustada na vida urbana da capital francesa e intimamente conectada com a vida cultural e profissional de Saint-Denis.

O NØRR foi desenvolvido em colaboração com a AXA IM - Real Assets, a Bouygues Immobilier e a Plaine Commune Développement.

Via: Henning Larsen

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Henning Larsen projeta complexo de uso misto na região metropolitana de Paris" [Henning Larsen's Paris Office Complex Merges Working and Living, Inspired by French Rural Villages] 25 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913341/henning-larsen-projeta-complexo-de-uso-misto-na-regiao-metropolitana-de-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.