Henning Larsen reimagina a cidade jardim na Suécia

O escritório dinamarquês Henning Larsen venceu um concurso para desenvolver um masterplan de 15,5 hectares ao sul de Gotemburgo, na Suécia. Projetado para três mil moradores, o projeto representa um modelo comunitário embasado no contato com a natureza. Chamado Humlestaden, o masterplan engloba o distrito Västra Frö-lunda de Gotemburgo, antiga casa da cervejaria Pripps. O projeto reimagina o modelo histórico de Cidade Jardim, desenvolvido no final do século XIX por Ebenezer Howard, e reestrutura a vida da cidade através de uma perspectiva verde.

Humlestaden. Cortesia de Henning Larsen

A nova comunidade Humlestaden será definida por residências, espaços comerciais multiuso e um jardim público central. O masterplan se concentra em restabelecer o espaço verde externo como o palco principal da vida pública. De acordo com os arquitetos, o Humlestaden, que se traduz como "cidade do lúpulo", faz referência à história do local, onde está instalada uma das maiores cervejarias da Suécia. Antes da cervejaria, a região se voltava para a produção rural. Ao plantar a semente para o crescimento urbano, o plano diretor de Humlestaden procura preservar o papel da natureza na vida urbana. 

Humlestaden. Cortesia de Henning Larsen

Desenvolvido em coordenação com a Stena Fastigheter e a Ikano Bostad, o Humlestaden apresenta uma estrutura urbana para o desenvolvimento futuro sustentável na região. Søren Ølgaard, sócio do escritório, disse que o Humlestaden mescla aspectos típicos das cidades com algumas características rurais e naturais. "Inspiramo-nos na vida urbana do distrito de Haga, em Gotemburgo, e reformulamos essa energia em um contexto verde", disse. “Os jardins podem ser um ponto de encontro tão potente quanto uma praça ou shopping center - em Humlestaden, estamos usando a natureza como o condutor da comunidade.”

Cortesia de Henning Larsen

Humlestaden reimagina o modelo de Cidade Jardim, estabelecendo as bases para uma comunidade urbana ativa baseada principalmente em espaços verdes públicos. Com uma visão atualizada sobre sustentabilidade e planejamento urbano, o projeto toma a vida pública e a recuperação do espaço natural como as bases para o bem estar urbano. 

A construção em Humlestaden começará em 2022, e sua conclusão está prevista para 2024.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Henning Larsen reimagina a cidade jardim na Suécia" [Henning Larsen Reimagines the Garden City Model in Sweden] 25 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911972/henning-larsen-reimagina-a-cidade-jardim-na-suecia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.