Seminário Arquitetura para Autonomia: ativando territórios educadores

A arquitetura sempre foi uma ferramenta para o poder: instituições políticas, símbolos econômicos e monumentos religiosos. Relações de assimetria e dominação ainda permanecem nos modos de produção da profissão; seja no canteiro ou no desenho. Como seria usar a arquitetura como um instrumento de descentralização de poder e da luta por direito à cidade através de iniciativas comunitárias? No geral, o modelo de gestão das cidades e dos espaços e equipamentos públicos não permite a gestão compartilhada e participativa por parte da população - o que significa, portanto, pensar em uma prática de arquitetura que fomenta a autonomia?

Esse seminário nasce do desejo de compartilharmos uma inquietação: Onde arquitetura, cidade, autonomia e educação se encontram? E busca proporcionar um espaço de reflexão, diálogo, afeto e, sobretudo, trocas de experiências reais que contribuam para o fortalecimento e construção coletiva de uma arquitetura para autonomia, educadora e, principalmente, feita por e para as pessoas.

Queremos exercitar uma práxis transformadora que possibilite, a partir desse encontro, uma ação - reflexão - ação contínua. Diante deste objetivo, saímos do modelo de seminário comum a academia e propomos uma série de práticas e mesas de diálogos temáticas, consideradas por nós como espaços autogestionados dos quais emerge a inteligência coletiva.

A programação será realizada nos seguintes territórios :
Comunidade Cultural Quilombaque
Teatro de Conteiner
Casa do Povo
Estação da Luz

Maiores informações:
https://escolasemmuros.wixsite.com/arqparaautonomia/seminario

Realização:
Instituto A Cidade Precisa de Você e Escola Sem Muros

Parceria de Fomento:
Esse evento conta com o fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP para sua realização

Agradecimentos:
Esse seminário foi cocriado a muitas mãos, agradecemos a todos parceiros, coletivos e pessoas que somaram conosco nessa construção coletiva!

Ficha Técnica:
Produção Executiva: Heloísa Sobral
Assistentes de Produção : Gabriela Franco e Julieta San
Curadoras: Ana Beatriz Giovanii, Flavia Burcatovsky, Marcella Arruda, Ranyely Araujo
Equipe de comunicação : Ana Beatriz Giovani, Flavia Burcatovsky Flavia Prado; Marcella Arruda e Ranyely Araujo
Gestão Financeira: Heloísa Sobral

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Arquitetura para Autonomia: ativando territórios educadores" 14 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913213/seminario-arquitetura-para-autonomia-ativando-territorios-educadores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.