KPF conclui arranha-céu inspirado nas esculturas de Brâncuși em Xangai

A Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) acaba de inaugurar mais um projeto de aranha céu na cidade de Xangai. Inspirada nas formas da “coluna infinita” de Constantin Brâncuși, a SOHO Gubei Office Tower empresa a suave silhueta em zigue-zague da mais famosa escultura do mestre romeno para erguer-se imponente sobre o céu de Xangai.

A torre é composta por uma sequência de quatro volumes empilhados, cujas superfícies apresentam tramas deslocadas que jogam com a densidade e transparência da fachada. A profundidade destes elementos assim como os ângulos das suas superfícies, foram projetados como um sistema de proteção solar, protegendo as aberturas e minimizando condições de ofuscamento.

KPF conclui arranha-céu inspirado nas esculturas de Brâncuși em Xangai  - Mais Imagens+ 2

© Ai Qing

A torre escultórica conta com trinta e oito pavimentos concebidos para abrigar os mais diferentes tipos de escritórios, os quais elevam-se sobre um grande pódio que recebe um centro comercial de mais doze andares. Na escala do pedestre, estas superfícies verticais procuram enfatizar o espaço da rua, criando distintas relações com as características residenciais do bairro onde está inserida. Por outro lado, a medida que a torre se eleva sobre o skyline de Xangai, estas formas tornam-se mais abstratas para reforçar a sua identidade na escala de uma cidade de mais de vinte milhões de habitantes.

© Ai Qing

© Ai Qing

Embora Xangai seja uma cidade repleta de arranha-céus, podemos contar nos dedos aqueles que priorizaram formas simples em sua arquitetura. Neste projeto tivemos a felicidade de contar com um cliente que compartilhava deste mesmo objetivo. O fundadores da SOHO, Zhang Xin e Pan Shiyi, confiaram no nosso trabalho do início ao fim. Acredito que juntos, fomos capazes de presentear à cidade de Xangai com uma gigantesca obra de arte.
-James von Klemperer, presidente da KPF

© Ai Qing

O edifício projetado pela KPF abriu suas portas no último dia 28 de fevereiro. A cerimônia de inauguração também foi marcada pela abertura de uma exposição de fotografias pessoais de Pan Shiyi. Estão expostas no lobby do SOHO Gubei mais de oitenta retratos de empresários, pesquisadores, professores, atores, escritores, construtores, professores e crianças da Aldeia Panji em Tinahsui Gansu.

© Ai Qing

A torre SOHO Gubei em Xangai é o mais recente projeto de arranha-céu inaugurado pela KPF, empresa responsável pelo projeto dos edifícios mais altos de de Paris (Tour First), Seul (Lotte World Tower), Pequim (CITIC Tower) e Shenzhen (Ping An Finance Center). Recentemente, a empresa concluiu o terceiro maior edifício de Shenzhen com mais de 400 metros de altura além de divulgar novas imagens de um projeto de mais de 10 torres em Xangai, buscando criar um "novo urbanismo participativo", além é claro, da torre elíptica, o edifício mais alto de Tel Aviv.

© Ai Qing

Via: Kohn Pedersen Fox Associates

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "KPF conclui arranha-céu inspirado nas esculturas de Brâncuși em Xangai " [KPF Completes Brâncuși-Inspired Sculptural Tower in Shanghai] 14 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913037/kpf-conclui-arranha-ceu-inspirado-nas-esculturas-de-brancusi-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.