Sesc 24 de Maio vence o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2019 na categoria 'Arquitetura Pública'

O Prêmio Building of the Year 2019 - reconhecimento anual do ArchDaily em que os projetos vencedores são eleitos por votação do público - anunciou a lista de obras vencedoras e, como de costume, a seleção abrange edifícios em todo o mundo. Entre os escolhidos por nossos leitores, um projeto brasileiro levou o prêmio na categoria "Arquitetura Pública": o Sesc 24 de Maio, de Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos.

Localizado no centro de São Paulo, na região mais bem servida de serviços públicos da cidade, o Sesc 24 de Maio condensa em um objeto arquitetônico uma série de problemáticas que dizem respeito à escala urbana. A começar pelo fato de ser um projeto de reuso, que transforma e incorpora a estrutura de uma antiga loja de departamentos abandonada há décadas, a Mesbla, em um equipamento urbano de escala metropolitana.

© Nelson Kon

Seu térreo, espaço efetivamente público, é um atalho coberto que conecta as ruas 24 de Maio e Dom José de Barros. A estratégia não é inédita, e recupera a lembrança das famosas galerias (do Rock, do Reggae, Califórnia) do centro da capital paulista, cujos térreos frequentáveis agem como atravessamentos no tecido urbano. 

    Comprimindo verticalmente uma série de programas e usos diversos - de restaurante a consultório odontológico, de biblioteca a uma piscina na cobertura - o projeto conecta estes diferentes eventos sociais por meio de um elemento muito celebrado na arquitetura paulistana: a rampa. Em um movimento contínuo, o visitante sobe e desce os pavimentos experienciando situações distintas, tal como o passeio de quem caminha na rua. 

    © Nelson Kon

    Seguramente um dos mais bem sucedidos projetos da arquitetura brasileira da última década, o Sesc 24 de Maio se insere em uma estratégia requalificação dos espaços do centro - movimento hoje visto nas grandes cidades de todo o mundo - e vem, desde sua abertura, atraindo pessoas de outras regiões de São Paulo. Premiado como melhor Arquitetura Pública do ano, tem mais uma vez legitimado seu reconhecimento internacional.

    © Flagrante

    Galeria de Imagens

    Ver tudoMostrar menos
    Sobre este autor
    Cita: Romullo Baratto. "Sesc 24 de Maio vence o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2019 na categoria 'Arquitetura Pública'" 12 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912988/sesc-24-de-maio-vence-o-premio-archdaily-building-of-the-year-2019-na-categoria-arquitetura-publica> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.