Arranha-céu de Jean Nouvel em Miami entra em fase final de construção

O primeiro projeto de Jean Nouvel em Miami, o Monad Terrace, está entrando oficialmente em fase final de construção. Projetado pelo escritório de Jean Nouvel em colaboração com a Kobi Karp, o conjunto de torres residenciais está implantado junto a West Avenue, no principal distrito de South Miami Beach.

O projeto busca estabelecer um novo padrão de arquitetura sustentável para a cidade de Miami. Ideias inovadoras encontram-se espalhadas por todo o edifício, partindo pelo térreo, cuja cota zero foi definida 3,50 metros acima do nível natural do terreno junto à West Avenue. Esta estratégia permite que todos os espaços internos do edifício fiquem significativamente acima dos nível inundável da planície de Miami, além de reduzir impacto no terreno, minimizando a área de obra abaixo do nível do lençol freático da cidade.

Arranha-céu de Jean Nouvel em Miami entra em fase final de construção - Mais Imagens+ 5

via Z Comm

Na fachada, uma estrutura em forma de tela “alveolar” personalizada foi embutida dentro do sistema de vidro da fachada, reduzindo significativamente o reflexo e consequentemente o ganho de calor sem interferir na transparência e visibilidade. O abundante paisagismo proposto contará com plantas nativas em todo o edifício, principalmente nas jardineiras das varandas, proporcionando resfriamento passivo e melhoria da qualidade do ar, assim como o enorme jardim fluvial, uma lagoa artificial com mais de 35 metros e outros tantos espelhos d'água. Uma mistura de luz e água, vidro e aço, jardins e fachadas, o edifício criará uma atmosfera efervescente a qual Jean Nouvel definiu como “a máquina de reflexão”.

via Z Comm

via Z Comm

O Monad Terrace é inovador ao mesmo tempo em que procura integra-se perfeitamente ao seu contexto de Miami Beach. O projeto deste edifício inteligente servirá como um exemplo para os projetos futuros, apontando novas soluções para a construção de edifícios em altura à beira mar. Sem comprometer sua potência estética, o projeto procura um equilibrio ideal entre tecnologia, engenharia e arquitetura. Este é um projeto importante para a cidade de Miami, e nos sentimos muito orgulhosos de fazer parte deste desafio.
-Michael Stern, fundador da JDS.

via Z Comm

No interior, o edifício abrigará um total de cinquenta e nove unidades residenciais que vão de dois a cinco quartos. Todos os espaços interiores também levam a assinatura do Ateliers Jean Nouvel. Além disso, as quatro unidades da cobertura contarão com piscinas privadas exclusivas em seus deques. Outros espaços adicionais são um café e bar, um wellness center, bicicletários e depósito para equipamentos esportivos e aquáticos, além de estacionamento com manobrista.

via Z Comm

A inauguração da obra está prevista já para o outono deste ano.

A notícia do bom andamento das obras em Miami chegam em um bom momento para Jean Nouvel. O arquiteto francês está com outro grande projeto em fase final de construção, o arranha-céu 53 West 53rd Street em Nova Iorque, além de ter inaugurado recentemente a vibrante torre La Marseillaise na cidade de Marselha, na França.

Via: V Comm

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Arranha-céu de Jean Nouvel em Miami entra em fase final de construção" [Jean Nouvel's Man-Made Lagoon Highrise Tops Out in Miami] 06 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912439/arranha-ceu-de-jean-nouvel-em-miami-entra-em-fase-final-de-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.