Studio Fuksas projeta parque vertical para a costa de Mônaco

O Studio Fuksas venceu o concurso para recuperar a área de Fontvieille, ao longo do porto de Mônaco, na França. O projeto pretende oferecer respostas às principais questões comerciais, urbanas, arquitetônicas e ecológicas da região, inspirando-se na água e nas encostas verdes das montanhas do Mediterrâneo. O resultado é um parque vertical que serve de conexão entre a cidade e o mar.

Parque vertical de Fontvieille. Cortesia de Studio Fuksas

Organizado pelo principado de Mônaco, o projeto Fontvieille foi desenvolvido para transformar a orla por meio programas de uso misto em plataformas flutuantes. O projeto cobrirá uma área de 48.000 metros quadrados e fará conexões com uma série de terraços públicos para a ilha de Ranieri III, a Praça do Cantão, o zoológico, a estação de Telecabina e a Avenida Alberto II. As linhas orgânicas do desenho foram pensadas para evocar o movimento das ondas e a morfologia do fundo do mar. Eles também lembram a paisagem da região e as curvas que gradualmente alcançam a água.

O projeto é organizado em cinco níveis unidos por uma escadaria e será construído ao lado de uma estação de teleférico projetada pelo escritório Shigeru Ban Architects. Foram usadas cores diferentes para o piso, os móveis e o teto de cada pavimento. Localizado no extremo sul do Principado de Mônaco, o projeto espera trazer vida nova ao distrito e ao porto, oferecendo um parque vertical que se abre para a cidade e o mar.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Studio Fuksas projeta parque vertical para a costa de Mônaco" [Studio Fuksas Designs Vertical Park for Monaco Waterfront] 02 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912386/studio-fuksas-projeta-parque-vertical-para-a-costa-de-monaco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.