Vigliecca & Associados vence concurso internacional para habitação social em Bogotá

O escritório Vigliecca & Associados foi eleito vencedor de um concurso internacional em Bogotá promovido pela Compensar, serviço social da Colômbia, junto a Universidade de Los Andes. Realizado em duas fases, o concurso contou com a participação de escritórios convidados da Espanha, Reino Unido, Portugal, Holanda e Bélgica, além da Colômbia, e visava selecionar a melhor proposta para um conjunto residencial de interesse social.

O projeto vencedor, desenvolvido pelo escritório brasileiro em parceria com a firma colombiana Ensamble de Arquitectura Integral e o arquiteto Luis Fique, contempla o masterplan para um conjunto residencial de aproximadamente mil apartamentos divididos entre habitação social e econômica.

Segundo a equipe vencedora, o desafio principal consiste em construir habitação social de alta densidade com qualidade. “No contexto atual, aonde se constata um choque da cidade com a geografia, os projetos desta escala não podem ser apenas habitação, devem ser instrumentos de regeneração cívica, o edificar transcende as exigências físicas e funcionais através do exercício para estabelecer uma fusão com o lugar; evidenciando sua pertinência social e cultural”, defende a equipe composta por membros de diferentes países.

O júri destacou como ponto forte da proposta sua implantação, que prevê a conexão das habitações e da nova praça central com os rios circundantes. 

"A conexão e a praça na Avenida Centenario é muito generosa e oferece grande valor à cidade. Além disso, a localização do edifício com serviços sociais nesta praça o torna muito atraente e facilmente acessível aos usuários, e possibilita uma construção em etapas", destacou Georg Wolfgang Reinberg, membro do júri. 

O projeto, que tem conclusão prevista para daqui dois anos, compreende quatro tipologias habitacionais com quatorze configurações possíveis. Na escala urbana, a proposta conta com uma ligação direta com o futuro parque em torno dos rios.

Via Vigliecca & Associados.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vigliecca & Associados vence concurso internacional para habitação social em Bogotá" 28 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912383/vigliecca-and-associados-vence-concurso-internacional-para-habitacao-social-em-bogota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.