Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Meu coração bate como o seu / Estudio Guto Requena

Meu coração bate como o seu / Estudio Guto Requena

© Ana Mello © Ana Mello © Ana Mello © Ana Mello + 22

República, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Estudio Guto Requena
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    GTM Cenografia
  • Arquiteto Responsável

    Guto Requena
  • Ano do projeto

    2018
  • Desenvolvimento

    Bruno Baietto
  • Interação

    Felipe Merker Castellani, Júlia Teles, Nikolas Gomes, Caio Kenjil
  • Fornecedor de cenografia

    GTM Cenografia
  • Video

    Filmes Para Bailar
  • Agradecimentos

    FOXLAB, Museu Da Diversidade, Intel, Prefeitura De São Paulo
Mais informações Menos informações
© Ana Mello
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto mais recente do Estúdio Guto Requena Meu coração bate como o seu une a potência da empatia e do design como ativismo para criar um tributo à comunidade LGBT+ no Brasil. O trabalho interativo, em grande escala, é um híbrido entre mobiliário público urbano e escultura, localizado na icônica Praça da República, em São Paulo, onde o primeiro encontro dos ativistas LGBT+ aconteceu (1978) e aonde a diversidade e as desigualdades da sociedade brasileira são vistas diariamente, nos muitos passantes e inúmeros desabrigados que congregam na região.

© Ana Mello
© Ana Mello

O Brasil é o país no qual mais pessoas da comunidade LGBT+ foram mortas em 2017. A estrutura de 6,1m de altura composta por cilindros metálicos de infraestrutura subterrânea, foram articulados e montados para criar uma forma cativante que pode-se dizer assemelhar-se a uma grande flecha encrustada no chão e que dissolve pelos arredores.

© Ana Mello
© Ana Mello
Detalhamento
Detalhamento
© Ana Mello
© Ana Mello

Dentro dos cilindros, equipamentos de som transmitem áudio-depoimentos  de ativistas LGBT+ sobre suas experiências e o som dos seus batimentos cardíacos, colhidos ao contarem suas histórias. Esses pulsos cardíacos informam o algoritmo que serve de parâmetro para a iluminação noturna do trabalho, enquanto o áudio toca em looping dia e noite. Alguns dos cilindros que se esparramam a partir do núcleo central de Meu coração bate como o seu estão pintados com as cores da bandeira LGBT+ em degradé e formam um grande banco público.

© Ana Mello
© Ana Mello

‘Meu coração bate como o seu’ é um desenvolvimento de projetos passados do estúdio, que usam tecnologias digitais para dar forma à memórias e promovem trabalhos públicos como um meio de inspirar maior empatia e consciência social em espaços urbanos. No local, há uma placa que identifica o projeto e convida pessoas a enviarem suas histórias de resistência via mensagem de voz do WhatsApp. Algumas destas histórias serão selecionadas para serem integradas ao trabalho.

© Ana Mello
© Ana Mello

Este projeto foi possível devido ao apoio da Intel e da National Geographic, como parte do projeto Hack the City.

© Ana Mello
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Praça da República - República, São Paulo - SP, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Meu coração bate como o seu / Estudio Guto Requena" 06 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912316/meu-coracao-bate-como-o-seu-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.