Vitra Design Museum promove exposição que explora a obra de Balkrishna Doshi

O Vitra Design Museum anunciou uma nova exposição que irá explorar o trabalho do arquiteto Balkrishna Doshi, laureado com o Prêmio Prizker 2018. Intitulada Architecture for the People [Arquitetura para o Povo], esta será a primeira retrospectiva internacional sobre Balkrishna Doshi fora da Ásia. O objetivo da exposição é apresentar o trabalho de Doshi para um público global e mostrar como sua obra redefiniu a arquitetura indiana moderna, oferecendo perspectivas outras para as novas gerações de arquitetos.

Vitra Design Museum promove exposição que explora a obra de Balkrishna Doshi - Mais Imagens

Espaço de arte subterrânea Amdavad Ni Gufa que Doshi criou com M.F. Husain. Imagem por Iwan Baan. Cortesia de Vitra Design Museum

Doshi é um dos poucos pioneiros da arquitetura moderna em seu país de origem e o primeiro arquiteto indiano a receber o Pritzker. A exposição apresentará projetos significativos realizados entre 1958 e 2014, variando em escala de cidades inteiras e projetos de planejamento urbano até campi acadêmicos, bem como instituições culturais e escritórios administrativos públicos, de residências particulares a interiores. Entre esses trabalhos estão edifícios pioneiros como o Instituto Indiano de Administração (1977-1992), o estúdio de arquitetura de Doshi, Sangath (1980), e o famoso projeto habitacional de baixo custo Aranya (1989). A exposição incluirá artefatos originais, como desenhos e modelos do arquivo e estúdio de Doshi, além de fotografias, filmagens e instalações em grande escala.

Vista exterior do estúdio Sangath Architect’s Doshi, Ahmedabad. Imagem por Iwan Baan. Cortesia de Vitra Design Museum

"A filosofia humanista de Doshi foi moldada por suas raízes indianas, bem como por sua formação ocidental e o contexto em rápida mutação da sociedade indiana desde o início dos anos 1950. Seu vocabulário arquitetônico, tanto poético quanto funcional, foi fortemente influenciado pelo que aprendeu com Le Corbusier, com quem colaborou no projeto da cidade indiana de Chandigarh e em outros projetos, e de suas experiências com Louis Kahn, com quem concebeu o projeto para o Instituto Indiano de Administração. Além desses exemplos iniciais, Doshi desenvolveu uma abordagem que oscila entre industrialismo e primitivismo, entre arquitetura moderna e forma tradicional. Sua prática é baseada em ideias de sustentabilidade e tem como objetivo enraizar a arquitetura em um contexto mais amplo de cultura e meio ambiente, bem como crenças sociais, éticas e religiosas."

Uma palestra com Balkrishna Doshi, no dia 29 de março de 2019 às 18:00, inaugura a exposição, que ficará aberta ao público de 30 de março a 8 de setembro desde. Acompanhe a exposição com #VDMDoshi.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Vitra Design Museum promove exposição que explora a obra de Balkrishna Doshi" [Vitra Design Museum Explores the Work of Balkrishna Doshi] 27 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912135/vitra-design-museum-promove-exposicao-que-explora-a-obra-de-balkrishna-doshi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.