Painel de Portinari doado à ONU será recriado em mosaico na USP

Liderada pelos portugueses Isabel Ruas e Gonçalo Ruas, a Oficina de Mosaicos criará uma releitura da obra Guerra e Paz, enorme painel pintado por Candido Portinari e doado à ONU em 1956, na forma de mosaico, que ficará exposta permanentemente no campus da USP no Butantã. O projeto tem o apoio do filho do artista, João Portinari, e está em fase de captação de recursos.

Com dois painéis de 14 metros de altura por 10 de comprimento, a versão original encontra-se na sede da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A pintura foi criada a pedido do governo brasileiro, em 1952, e dada de presente à ONU quatro anos mais tarde. Os dois painéis estão dispostos separadamente – aquele que representa a guerra está na entrada, enquanto que o segundo, retratando a paz, está na saída da Assembleia.

Fotomontagem da releitura em mosaico na USP. Image Cortesia de Oficina de Mosaicos

Isabel Ruas, arquiteta à frente do projeto, reforça que a releitura é muito importante por seu caráter educativo. "Queremos levar escolas, crianças e todos para conhecer esta obra de Portinari". A versão brasileira terá o mesmo tamanho da versão original, no entanto, "não é uma cópia, pois a pincelada de Portinari não vai estar lá. Será a representação da pincelada em mosaico e terá sua forma própria", explica Isabel.

O trabalho, que tem orçamento previsto em R$ 3 milhões, será executado via Lei Rouanet e está em fase de captação de recursos. Até o momento, algumas instituições se comprometeram a investir, embora ainda não tenham revelado os valores. O processo de captação deve durar até setembro deste ano. Entre outros trabalhos já realizados pela Oficina de Mosaicos está o restauro de um mosaico do artista Di Cavalcanti instalado no Teatro Cultura Artística, no centro de São Paulo.

Trabalho na produção de mosaicos, na Vila Madalena, em São Paulo. Image Cortesia de Oficina de Mosaicos

Para a captação de recursos, a Oficina de Mosaicos está recebendo e-mails via oficinademosaicos@oficinademosaicos.com.br.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Painel de Portinari doado à ONU será recriado em mosaico na USP" 16 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911555/painel-de-portinari-doado-a-onu-sera-recriado-em-mosaico-na-usp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.