Residência WW: um novo espaço para mulheres empreendedoras na Cidade do México

Residência WW: um novo espaço para mulheres empreendedoras na Cidade do México - Mais Imagens+ 11

Residência WW é um projeto no México que nasce da ideia de gerar uma comunidade entre mulheres através de um espaço que constitui um clube social e de negócios dentro de uma casa dos anos 1920 situada na Rua Edgar Allan Poe 102, na Cidade do México. O objetivo é criar uma comunidade de mulheres e promover um espaço para o desenvolvimento da mesma.

© Alejandro Catala

Para desenvolver este novo conceito na cidade, empreendeu-se um processo de restauro, comandado pelo escritório SPV Arquitectos, que consistiu em adaptar os espaços preexistentes de forma a responder a um programa de atividades que consta de serviço de concierge, salas de reunião, academia, restaurante, sala de jogos, salão de beleza, entre outros itens. O principal desafio enfrentado pelos arquitetos foi a necessidade de respeitar o estado original da casa, catalogada como exemplar dos anos 20, ressaltando suas qualidades estéticas por meio de gestos e elementos decorativos contemporâneos que deram como resultado final um ambiente equilibrado, funcional e muito atrativo para o usuário final.

© Alejandro Catala

Texto enviado pela equipe de projeto: 
Se estabeleceu como prioridade a ideia de criar um conjunto de cenários que permitissem as sócias a desempenharem atividades completamente diferentes e, ao mesmo tempo, sentirem-se em um espaço conectado, fluido, com uma identidade própria. Para conservar o estilo da casa, foram ressaltados ao máximo os materiais e detalhes existentes, como a luminária no centro da escada, a caixilharia das janelas, o tom natural do piso de parquet, as molduras e cantoneiras nos arcos, as lareiras, entre outros elementos.

Por outro lado, foram criados também novos espaços no térreo para acomodar os vestiários, a academia, a área de lavanderia, cozinha da cafeteria, berçário e sala de jogos.

Desenhos Originais Fachada. Imagem © SPV Arquitectos
Desenhos Originais Planta Térreo e Planta Superior. Imagem © SPV Arquitectos

No pavimento superior foram conservados os espaços originais para que abrigassem a área de trabalho, os quiet booths, armários, salas de reunião, beauty room, banheiros e escritórios corporativos, todos projetados e personalizados ao mínimo detalhe em termos de mobiliário, iluminação, conectividade e ergonomia.

© Alejandro Catala

A cobertura foi integrada à casa por meio de uma ampla escada fabricada em mármore cinza e foi aproveitada por completo para habilitar um restaurante/bar semi-aberto, completamente rodeado por vegetação, ideal para eventos sociais e para desconectar-se do ritmo da cidade.

Para mais informações visite Residencia WW.

© Alejandro Catala
© Alejandro Catala

Arquitetura: SPV Arquitectos
Interiores: Atmosphera Studio, Marcela Lugo
Arquitetos: Andrés de Pablo Vélez, Jaime Sánchez Damm, Karla Celorio, Marcela Lugo
Área: 850 m2
Ano: 2018


.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Residência WW: um novo espaço para mulheres empreendedoras na Cidade do México" [Residencia WW: un nuevo espacio para las mujeres emprendedoras en la Ciudad de México] 18 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911164/residencia-ww-um-novo-espaco-para-mulheres-empreendedoras-na-cidade-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.