Studio Gang e SCAPE divulgam proposta de parque para a orla de Memphis

A parceria entre o Studio Gang e a SCAPE não para de dar novos frutos. Ambas empresas estão desenvolvendo em conjunto um projeto que pretende transformar a orla de Memphis através de um novo parque em memória de Tom Lee. O projeto do parque, que representa uma das cinco zonas incluídas no masterplan concebido anteriormente pelo Studio Gang para a orla de Memphis, foi desenvolvido com a contribuição de mais de 4.000 pessoas, incluindo a comunidade local, as autoridades responsáveis e estudantes de diversas instituições da cidade.

A proposta para o Tom Lee Park foi inspirada na natureza do rio Mississippi e está voltado à restauração de sua biodiversidade e reconexão da cidade à orla até então esquecida, “proporcionando um novo espaço cívico dinâmico e vibrante, um local de encontro e orgulho cívico para a cidade de Memphis”. Uma nova estrutura arquitetônica flutuará acima da paisagem verde, inspirada nas estruturas históricas que outrora pontuaram a paisagem do rio Mississippi, como estações, elevadores e estaleiros.

Studio Gang e SCAPE divulgam proposta de parque para a orla de Memphis - Mais Imagens+ 1

A terraced, universally-accessible pathway flows down the bluff to connect downtown Memphis to the new Tom Lee Park from Beale Street. Wide steps provide a comfortable place to sit and take in the views of the revitalized park and the river beyond. Image © Studio Gang

Os 120 mil metros quadrados do parque estão divididos em quatro zonas definidas pela sua topografia, vegetação, percursos e arquitetura. As quatro zonas funcionam de forma a complementar umas as outras, criando uma série de usos e atividades, um modelo para a revitalização cívica e ecológica da região central de Memphis.

Buscamos inspiração para os espaços do parque nas formas dinâmicas da bacia do rio Mississippi, criando um modelo integrado de espaço cívico e revitalização da biodiversidade local.
- Kate Orff, diretora de projeto da SCAPE

Near the river’s edge, a central canopy floats above a set of Activity Courts, framing the river beyond and protecting the courts below that can be used for basketball and other sports, as well as events like concerts or weddings. Concessions, lockers, storage, and bathrooms are located nearby. Image © Studio Gang

O primeiro destes espaços, o "Gateway", servirá como uma "nova porta de entrada da cidade, reconectando o centro de Memphis ao rio Mississippi" e operando como uma nova ferramenta de revitalização do lado leste da cidade. Uma nova praça na entrada do parque servirá como espaço de encontro e reuniões informais, instalações de arte e realização de eventos e festivais. A praça será totalmente acessível e estará conectada à Beale Street por uma série de caminhos. Enquanto isso, a parte central do parque, chamado de "The Riffle", será definida por uma topografia dinâmica que acomoda diferentes espaços para brincadeiras e relaxamento. Uma cobertura vazada irá sombrear os espaços para a realização de atividades esportivas, as quais estarão cercadas por uma "borda ecológica" proporcionando às pessoas uma experiência íntima em meio à natureza.

A welcoming entry plaza greets visitors and orients them to a range of riverfront and park activities, from boat cruises to basketball. In the heart of the plaza, water features and bright swaths of native plants evoke the movement of the river and provide photo-worthy moments for all ages. Large open areas within the plaza can accommodate public gatherings, art installations, and festival tents. Image © Studio Gang

A área chamada de “The Pool” será composta por um enorme gramado aberto que foi concebido para acolher atividades de campo e grandes eventos, como o Beale Street Music Festival. Estes espaços também receberão infraestruturas de menor escala, como áreas para práticas esportivas na grama e áreas para a realização de piqueniques. Finalmente, o quarto espaço conceitual do parque, o “The Tailout” ocupará o extremo sul do parque, onde a paisagem moldada pelo homem se mistura com à natureza selvagem, diluindo-se pouco à pouco. Caminhos recreativos dão acesso à áreas de entretenimento ao ar livre, como uma grande sala de aula à céu aberto que foi pensada para hospedar programas voltados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O elemento central desta área, a dramática Habitat Tower, oferecerá uma estrutura concebida para que os pássaros possam criar seus ninhos e repovoar à paisagem ribeirinha além de convidar os visitantes à apreciar as belas vistas para o rio Mississippi.

O projeto que estamos apresentando é resultado de um trabalho de dois anos desenvolvido em conjunto com a comunidade de Memphis. Começamos com o Riverfront Concept, uma proposta de masterplan para a nova orla de Memphis, inspirado pelo trabalho extraordinário que a população tem desenvolvido em conjunto com as autoridades locais. O novo Tom Lee Park será um novo espaço cívico para à cidade de Memphis. Projetamos elementos arquitetônicos sutis que procuram camuflar-se na paisagem à medida que fazem menção as estruturas ribeirinhas como estaleiros e barcos, criando espaços que refletem a natureza em constante transformação do rio Mississippi e da cidade de Memphis.
- Jeanne Gang, fundadora e principal responsável pelo Studio Gang

Natural play areas, dynamic topography, rocky boulder outcroppings, and winding paths make the Tailout zone of Tom Lee Park a playtime paradise. An outdoor classroom, experimental garden, and other hands-on opportunities give kids a chance to connect with and learn about the unique ecology of the Mississippi River. Image © Studio Gang

Voltado ao bem estar das pessoas e do meio ambiente, o esquema incluirá uma área fitness com um percurso de quase dois quilômetros de extensão e equipamentos de treino, bem como sistemas inovadoras para minimizar a poluição da água do rio, fornecendo novas oportunidades para o desenvolvimento da vida selvagem, produção de energia solar e coleta de água da chuva para reuso. A flora e a fauna serão preservadas de forma a garantir a manutenção da mata nativa e ciliar do Mississippi, enquanto que o reflorestamento será inserido de forma pontual para resgatar toda à gloria desta paisagem natural exuberante e única.

As obras do parque estão previstas para começarem em junho de 2019 com a conclusão planejada para o final de 2020.

Site Plan. Image © SCAPE Studio

A divulgação dos novos detalhes do projeto do parque em Memphis foi lançada logo após o anúncio de que o Studio Gang é também um dos finalistas selecionados para o projeto do Novo Terminal de Chicago O'Hare. Enquanto isso, a cidade de Boston anunciou uma parceria com a SCAPE para o desenvolvimento de uma grande proposta de renovação urbana em resposta às mudanças climáticas.

TED Talk: Jeanne Gang on Buildings That Create Community

I'm a relationship builder In this TED Talk, Jeanne Gang makes a case for the architect as community builder, and how design choices should begin with creating connections between people.

Video: Rethinking our Landscapes with Kate Orff

Kate Orff shares her vision of 'oyster-tecture' utilizing oysters as an agent for urban change. Focusing on the New York Harbor, Orff, architect and...

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Studio Gang e SCAPE divulgam proposta de parque para a orla de Memphis" [Studio Gang and SCAPE Reveal Plans for Tom Lee Park on the Memphis Waterfront ] 09 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910793/studio-gang-e-scape-divulgam-proposta-de-parque-para-a-orla-de-memphis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.