Cinco projetos para a expansão do aeroporto O’Hare em Chicago vão a voto popular

Cinco equipes de arquitetura, compostas por alguns dos mais renomados escritórios do mundo, foram selecionadas para apresentar suas ideias para o projeto de expansão do Aeroporto O'Hare de Chicago. Promovido pela prefeitura da cidade de Chicago, os projetos encontram-se em exposição no Chicago Architecture Center. As equipes selecionadas incluem Fentress-EXP-Brook-Garza, Foster Epstein Moreno, Studio ORD, SOM e Santiago Calatrava. Chamado de O’Hare 21, o projeto representa a primeira grande reforma do Aeroporto de Chicago ao longo dos últimos 25 anos.

Cinco projetos para a expansão do aeroporto O’Hare em Chicago vão a voto popular - Mais Imagens+ 1

O novo terminal substituirá o atual Terminal 2, construído durante a década de 1960. Conhecido como "Global Terminal", o projeto reflete o legado histórico e inovador da arquitetura da cidade de Chicago. O prefeito Rahm Emanuel disse que a escolha da equipe de arquitetura que desenvolverá o projeto do novo terminal é uma de suas principais prioridades antes de deixar o cargo em maio próximo. A reforma e ampliação do Aeroporto ainda prevê a construção de outros dois espaços complementares como parte do projeto de expansão. A área do aeroporto deverá ser expandida em mais de trinta mil metros quadrados, chegando a um total de mais de 80 mil metros quadrados.

Foster + Partners, Epstein & Moreno

O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Foster Epstein Moreno

O conceito apresentado pela equipe composta por Foster + Partners, Epstein e Moreno gira em torno da ideia de uma nova porta de entrada para a cidade de Chicago, a qual comunica o espírito progressista da cidade e seu legado arquitetônico. Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners, disse: “Lembro-me da minha primeira visita à Chicago logo depois de ter me formado arquiteto, fui tomado de assalto pela energia desta cidade, seus espaços e este ambiente cultural fora de série - tudo isso se faz presente em nossa proposta para o novo Terminal.”

Skidmore, Owings & Merrill

O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de SOM

A Skidmore, Owings & Merrill, em parceria com a ARUP, a Ross Barney Architects e JGMA, está apresentando uma proposta que inclui um amplo projeto de paisagismo, uma cobertura ondulada e fachadas de vidro. No interior, as salas de espera são atravessadas por uma série de espaços abertos com amplos jardins e uma exuberante vegetação.

Studio ORD

O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Studio ORD

A equipe chamada de Studio ORD está sendo liderada por Jeanne Gang, do Studio Gang de Chicago. Seu projeto apresenta um terminal organizado em três elementos principais distribuídos ao redor de um grande átrio central. A proposta se destaca pelo uso de um forro de madeira ao longo de todos os espaços. Os arquitetos buscaram inspiração no nome original do aeroporto, o Orchard Field, revelando-se através de uma estrutura orgânica e natural.

Santiago Calatrava

O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Santiago Calatrava

A ideia de Calatrava inclui um complexo empresarial junto ao novo terminal, contando ainda com a transformação dos atuais espaços de estacionamento em amplos jardins abertos e acessíveis. A cobertura do terminal assume uma forma pontiaguda, a marca registrada do arquiteto-engenheiro espanhol. O interior é mais uma peça clássica assinada por Calatrava, espaços impecavelmente brancos além de muita luz natural.

Fentress-EXP-Brook-Garza

O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Fentress-EXP-Brook-Garza

A proposta apresentada por Fentress-EXP-Brook-Garza apresenta um esquema em que uma ampla cobertura sinuosa parece pousar levemente sobre um vasto espaço semi-aberto. No interior, o espaço é bastante flexível e cenográfico. A equipe afirma que a ideia "é devolver a visão romântica ao aeroporto, sensibilizando cada passageiro que passa pelo O'Hare de Chicago".

As autoridades planejam executar o projeto O’Hare 21 em diferentes etapas, com a sua conclusão prevista para 2026. Os cinco projetos estão em exposição no Centro de Arquitetura de Chicago. Além disso, os responsáveis estão divulgando as propostas pelo site oficial, convidando a todos a votar em sua proposta favorita. Corra porque o prazo acaba no próximo dia 23 de janeiro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Cinco projetos para a expansão do aeroporto O’Hare em Chicago vão a voto popular" [Five Designs for Chicago’s O’Hare Global Terminal go to Public Vote] 22 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909773/cinco-projetos-para-a-expansao-do-aeroporto-ohare-em-chicago-vao-a-voto-popular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.