Cidade no interior de São Paulo pinta as ruas de azul para reduzir calor e melhorar o conforto térmico

Os efeitos das ilhas de calor nas cidades, mais perceptíveis durante as altas temperaturas do verão, tem grande ligação com a área asfaltada nos centros urbanos. Impermeável e capaz de absrver muito calor devido à sua coloração escura, o asfalto que recobre as vias pode fazer com que a temperatura média da cidade aumente consideravelmente - sobretudo em zonas que carecem de vegetação.

Com isso em mente, a prefeitura da cidade de Tietê, no interior do estado de São Paulo, implementou uma estratégia bastante simples e barata: pintou as ruas de azul ciano. Segundo o secretário de Meio Ambiente da cidade, George Nicolosi, estudos apontam que esta cor azul reflete mais a luz do que o cinza escuro do asfalto, o que favorece a redução da temperatura do piso.

Com as temperaturas alcançando facilmente os 30°C no verão, os termômetros da equipe da Secretaria de Meio Ambiente chegam a marcar 54°C no asfalto comum; nos trechos pintados de azul, os aparelhos mostram 47°C. Sete graus a menos que, segundo os responsáveis pela ideia, poderão acarretar na redução em até 10% nas contas de energia elétrica dos moradores, já que será exigido menos dos equipamentos de resfriamento e climatização.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tietê

Quanto mais clara a cor, mais ela reflete a luminozidade e o calor, aquecendo menos o ambiente. O branco, no entanto, apesar de refletir mais que qualquer outra cor, "tem uma particularidade de gerar muita luminosidade e causa transtorno visual. Azul favorece conforto visual e térmico”, afirma Nicolosi.

Foto: Reprodução/TV TEM

A implamentação da nova cor de asfalto começou na rua do comércio em frente à Secretaria de Meio Ambiente da cidade, contudo, as autoridades planejam expandir a iniciativa para outras ruas, causando um impacto ainda maior no conforto térmico do ambiente urbano de Tietê.

Fonte: G1

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Cidade no interior de São Paulo pinta as ruas de azul para reduzir calor e melhorar o conforto térmico" 29 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910327/cidade-no-interior-de-sao-paulo-pinta-as-ruas-de-azul-para-reduzir-calor-e-melhorar-o-conforto-termico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.