Os melhores cursos de arquitetura do Brasil, segundo o MEC

O Ministério da Educação divulgou sua lista dos melhores - e piores - cursos de arquitetura do Brasil, segundo as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC). No topo da lista ficou o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facvest, de Lages, Santa Catarina.

Resultado dos dados de qualidade divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ranking considerou cursos de bacharelado e licenciaturas em Ciências Exatas e cursos superiores de tecnologia em Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial - nos quais se enquadra, segundo o MEC, o curso de Arquitetura.

O CPC é obtido a partir do desempenho dos estudantes no Enade, além da avaliação dos corpo docente no Censo da Educação Superior, o indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e, finalmente, dados obtidos com o Questionário do Estudante, que busca avaliar a infraestrutura e instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Além do CPC, as instituições de ensino também levam são avaliadas segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), que considera a média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado. Universidades cujos estudantes não participam do Enade, entre as quais está incluída a USP (Universidade de São Paulo), não são consideradas pelo ranking.

Veja, a seguir, a lista dos 10 melhores cursos de arquitetura do Brasil, segundo o MEC.

  1. Centro Universitário Facvest - Lages, SC
  2. Centro Universitário FBV Wyden - Recife, PE
  3. Universidade Estadual de Maringá - Maringá, PR
  4. Centro Universitário da Grande Dourados - Dourados, MS
  5. Centro Universitário do Sul de Minas - Varginha, MG
  6. Centro Universitário dos Guararapes - Jaboatão dos Guararapes, PE
  7. Centro Universitário Católico de Vitória - Vitória, ES
  8. Universidade Tuiuti do Paraná - Curitiba, PR
  9. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal, RN
  10. Universidade Federal de Viçosa - Viçosa, MG

Fonte: Exame.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Os melhores cursos de arquitetura do Brasil, segundo o MEC" 15 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909405/os-melhores-cursos-de-arquitetura-do-brasil-segundo-o-mec> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.