Museu das Cadeiras Brasileiras é inaugurado em Belmonte, Bahia

A cidade de Belmonte, localizada no litoral sul da Bahia, acaba de ganhar o primeiro museu do Brasil totalmente dedicado à cadeira. O Museu das Cadeiras Brasileiras é um projeto do designer Zanine de Zanine, filho de Zanini Caldas, artista belmontense e um dos principais representantes do modernismo brasileiro no design de móveis, do empresário do ramo da construção civil, Daniel Katz, e da Secretaria de Cultura e Turismo de Belmonte.

Localizado em uma antiga residência, remodelada para o novo programa, o museu traz a história desse móvel e seu papel social, além de ser inspiração para profissionais do design. “A cadeira tem um papel icônico na profissão do designer, especialmente por transitar com muita fluidez entre a usabilidade e a possibilidade de ser um ícone peculiar, transformando o ambiente em que está inserida”, comenta Zanini de Zanini. 

Fachada do Museu das Cadeiras Brasileiras. Image © Ruy Teixeira

O responsável pela organização do acervo de cadeiras, que estão expostas no Museu, é Christian Larsen, curador do The Metropolitan Museum of Art de Nova York. “Esse é outro ponto que reforça a importância e o reconhecimento do projeto para a valorização da cultura nacional e sua visibilidade, a nível internacional, especialmente para a rica herança cultural que Belmonte carrega”, explica Zanini.

Cadeiras de Gustavo Bittencourt (2017) e Sérgio Rodrigues (1978). Image © Ruy Teixeira

No acervo, estão peças de artistas, como os Irmãos Campana, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes e Flávio Franco. 

Cadeiras de Fernando Mendes (2010), Morito Ebine (2010) e Juliana Vasconcellos (2018). Image © Ruy Teixeira

O museu está aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 17h, e aos sábados e domingos com agendamento pelos telefones (73) 99811-4261 e (73) 98107-1102. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Museu das Cadeiras Brasileiras é inaugurado em Belmonte, Bahia" 12 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909243/museu-das-cadeiras-brasileiras-e-inaugurado-em-belmonte-bahia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.