Ônibus da Bauhaus inicia tour global para explorar o legado da escola

Um ônibus inspirado na escola Bauhaus em Dessau circulará pelas ruas de cidades do mundo todo durante o ano do centenário da famosa escola de arquitetura e design. O ônibus faz parte do projeto SPINNING TRIANGLES da SAVVY Contemporary, com curadoria de Elsa Westreicher. Marcando o 100º aniversário da Bauhaus, o projeto pretende investigar, desafiar e agir contra as estruturas de poder neocoloniais inerentes às práticas de design, teoria e ensino.

Ônibus da Bauhaus inicia tour global para explorar o legado da escola - Mais Imagens+ 1

© CC-BY SA Tinyhouse University

Projetado pelo arquiteto de Berlim Van Bo Le-Mentzel, o edifício móvel de 15 metros quadrados foi projetado para se parecer com a icônica ala das oficinas do edifício em Dessau - concebido pelo diretor fundador Walter Gropius e construído em 1919, para incorporar os princípios e valores fundamentais da escola. Ele apresenta as mesmas paredes de vidro quadriculadas que envolvem o edifício, assim como o famoso letreiro vertical. Internamente, o espaço é dividido em uma área para exposições e oficinas e outra para leitura, com diversos livros que narram a história e legado da Bauhaus.

Conceitualmente, o projeto examinará “as grandes questões globais” das estruturas de poder, injustiças e violências, trabalhando direta e localmente em várias cidades. O projeto visa trabalhar, através de questões de projeto, concretamente dentro das realidades sociais e políticas que são informadas e moldadas pela história e pelo atual status quo político. Em última análise, o objetivo é reverter e reformular a noção e a manifestação da escola Bauhaus e criar uma nova escola de design que poderia muito bem se transformar em uma "não-escola". Este processo será desenvolvido entre Dessau, Kinshasa, Berlim e Hong Kong.

© Mirko Mielke

A abertura do projeto acontece em Dessau. O projeto convidará os visitantes a negociar temas como espaço e propriedade e questionar o complexo patrimônio da modernidade. Intervenções de vários protagonistas irão ativar este “patrimônio mundial” móvel e, assim, abri-lo ao público. O projeto enfrentará as relações de colonialidade e levantará questões sobre patrimônio, propriedade, urbanidade, convivência, visibilidade e invisibilidade. Em seguida, viajará para o festival de abertura de 100 anos de Bauhaus em Berlim. Posteriormente, o processo de concepção e projeto será acelerado através de um simpósio e workshops em Kinshasa, resultando no desenvolvimento de um novo conceito de escola. Cinco “mestres” levarão este conceito a Berlim e o atualizarão no SAVVY Contemporary, antes que sua segunda edição ocorra no Para Site em Hong Kong.

SPINNING TRIANGLES é uma colaboração com a Tinyhouse University, a Hochschule Anhalt, o Goethe-Institut Kinshasa e a Para Site Hong Kong. O projeto é dirigido e curado por Elsa Westreicher e Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, e é financiado pelo Bauhaus heute Fund da Fundação Cultural Federal Alemã.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Ônibus da Bauhaus inicia tour global para explorar o legado da escola" [Bauhaus Bus Begins World Tour to Explore the School's Legacy] 10 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909240/onibus-da-bauhaus-inicia-tour-global-para-explorar-o-legado-da-escola> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.