Arábia Saudita planeja construir um enorme oásis artístico no deserto

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, está em negociação com a casa de leilões norte-americana Sotheby's sobre a criação de um importante centro cultural a ser construído na região de Al-Ula, um local de importância arqueológica significativa para o país. Segundo a Bloomberg, o centro seria erguido muito perto da antiga cidade de Mada'in Salih, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, entre os elaborados edifícios de arenito de dois mil anos de idade.

A ligação com a Sotheby's se dá através do co-presidente da empresa, Allan Schwartzman, que também faz parte do conselho consultivo da Comissão Real de Al-Ula, responsável por auxiliar no desenvolvimento da região. Schwartzman é também o líder da Art Agency Partners, empresa de consultoria de arte da Sotheby's, que está envolvida na criação do complexo cultural e artístico.

© Shutterstock

Em um comunicado à Bloomberg, um porta-voz da Comissão Real de Al-Ula disse que a colaboração com a Sotheby's estava em "fase exploratória". Até agora, a Sotheby's convidou mais de uma dúzia de artistas para apresentarem propostas para o projeto, sem, no entanto, ter selecionado nenhuma ainda. Em vez disso, a Sotheby’s vê a tarefa dos artistas como “sonhar seu maior sonho e imaginar um projeto que pode ou não ser realizado, mas que representará a expressão máxima deles como artistas."

© Shutterstock

Embora a proposta espacial do redesenvolvimento da área ainda não exista, um plano estratégico para a região está em andamento. Qualquer proposta de masterplan pode levar de seis a nove meses, e a construção dos edifícios outros três ou cinco anos. 

Via: Bloomberg

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Arábia Saudita planeja construir um enorme oásis artístico no deserto" [Saudi Arabia is Planning a Major Art Oasis in the Desert] 06 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908824/arabia-saudita-planeja-construir-um-enorme-oasis-artistico-no-deserto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.