Mecanoo propõe um "farol digital" para o novo Qianhai Data Center em Shenzhen

Embora a sua proposta tenha ficado em segundo lugar no concurso internacional de projetos para o Qianhai Data Center em Shenzhen, na China, o Mecanoo divulgou em seu site todas as informações sobre o projeto. O edifício de 63.000 metros quadrados, concebido como uma espécie de farol urbano, consiste em uma torre opaca que se ergue sobre um pódio desconstruído em forma de patamares, aonde encontram-se os escritórios e outros espaços de apoio.

O “farol digital” com seus 113 metros de altura foi projetado para ser construído no contexto da Zona de Desenvolvimento Livre Qianhai, uma área central de quinze quilômetros quadrados, no ponto específico que marca a porta de entrada do novo distrito de Qianhai, simbolizando sua tendência à inovação e a modernidade.

Mecanoo propõe um farol digital para o novo Qianhai Data Center em Shenzhen - Mais Imagens+ 8

© Mecanoo

A torre é um objeto isolado e introspectivo, uma estrutura que contém e armazena uma enorme quantidade de dados. Ela seria revestida com uma série de painéis de concreto os quais apresentam uma malha de "pixels". Estes elementos de luz transformariam a fachada opaca de concreto em uma dinâmica tela na escala da cidade”. Durante o dia, saliências nos painéis de concreto criam uma paisagem quase que surrealista, assumindo a forma de nuvens que pairam sobre a fachada do arranha-céu, enquanto que os pixels de luz são capazes de reproduzir todo o tipo de imagens durante à caída da noite.

© Mecanoo

O pódio se desenvolve sobre uma série de plataformas deslocadas entre si, criando um espaço aberto que acolhe jardins e espaços ao ar livre, oferecendo um “ambiente de trabalho agradável e verde”. Os escritórios se abrem para uma sala central de pé direito duplo, proporcionando um ambiente de trabalho amplo e bem iluminado, desde onde é possível acompanhar as mudanças climáticas do lado de fora.

© Mecanoo

Os terraços jardins são espaços verdes bastante “compactos”, uma estratégia para proporcionar aos visitantes e usuários do edifício a oportunidade de experienciar a vida em meio à natureza mesmo dentro do denso distrito comercial de Qianhai.

© Mecanoo

Para o desenvolvimento do projeto, o Mecanoo trabalhou em estreita colaboração com os arquitetos da Huasen Architects.

© Mecanoo

Mas o Mecanoo não tem apenas projetos não construídos para divulgar, faz apenas alguns meses que os arquitetos holandeses inauguraram o maior centro de artes performáticas do mundo em Taiwan.

Via: Mecanoo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Mecanoo propõe um "farol digital" para o novo Qianhai Data Center em Shenzhen" [Mecanoo's Qianhai Data Center is a "Digital Lighthouse" for Shenzhen] 28 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908509/mecanoo-propoe-um-farol-digital-para-o-novo-qianhai-data-center-em-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.