"Os Elementos" de Euclides, ganha versão interativa online

Escrito em 300 a.C., "Os Elementos" de Euclides é uma coleção de 13 livros que apresentam definições, proposições e evidências matemáticas, sendo considerada uma obra instrumental no desenvolvimento da lógica e da ciência moderna. Com o advento da imprensa, muitas edições do livro foram relançadas através dos séculos.

Uma das mais famosas é a edição de Oliver Byrne, de 1847, que compreende os seis primeiros livros e se destaca pelo uso da cor, em vez de letras, para nomear ângulos e formas.

Os Elementos de Euclides, ganha versão interativa online  - Mais Imagens+ 1

© Nicholas Rougeux, licensed under CC BY-SA 4.0

Para trazer os belos trabalhos de Byrne de volta à vida, Nicholas Rougeux desenvolveu uma plataforma digital que reapresenta os seis livros por meio de reproduções digitais, diagramas interativos, referências cruzadas e pôsteres.

© Nicholas Rougeux, licensed under CC BY-SA 4.0

Os diagramas do site foram criados a partir do escaneamento dos originais para garantir que permanecessem fiéis aos princípios geométricos de Euclides, ao passo que outros elementos foram transformados em desenhos clicáveis, promovendo a interação e facilitando a compreensão das ideias originais da obra.

© Nicholas Rougeux, licensed under CC BY-SA 4.0

Rougeux procurou manter o espírito das edições de Byrne, aderindo à tipografia Caslon somada a ligaduras e números em estilo antigo. Iniciais ornamentadas, originalmente desenhadas por Mary Byfield, também foram reproduzidas como uma fonte personalizada e estão disponíveis para download gratuito sob uma licença CC.

© Nicholas Rougeux, licensed under CC BY-SA 4.0

Além do banco de dados on-line, Rougeux produziu um pôster colorido e detalhado a partir do trabalho de Byrne, contendo todas as ilustrações geométricas da edição de 1847. Mais informações sobre os pôsteres podem ser encontradas no site oficial.

© Nicholas Rougeux, licensed under CC BY-SA 4.0

Via: Nicholas Rougeux

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. ""Os Elementos" de Euclides, ganha versão interativa online " [A Colorful Interactive Version of Euclid’s "Elements" Online for Free] 29 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908336/os-elementos-de-euclides-ganha-versao-interativa-online> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.