Duas obras de arte de realidade aumentada ocupam o espaço público de Los Angeles

As artistas colombianas Carolina Caycedo e Gala Porras-Kim chegam ao solo dos Estados Unidos com duas intervenções artísticas por meio de realidade aumentada. Os projetos buscam transmitir problemáticas sociais, econômicas e meio ambientais com obras em realidade aumentada.

Trata-se do projeto “Defining line” (Definindo a linha), o qual combina as vantagens e o alcance da tecnologia ao propor um aplicativo móvel que, de forma gratuita, consegue ser democrático e aproximar-se virtualmente as pessoas das obras de arte. 

Com o aplicativo 4th Wall é possível visualizar esses trabalhos, entre outros publicados, mudando a dinâmica em relação aos espectadores de intervenções artísticas. Através do uso da realidade aumentada, a condição perceptiva funciona de forma tangível sem descartar seu impacto sociocultural.

Curative mouth

O trabalho da artista Carolina Caycedo está no rio Los Angeles. Com a forma de uma rede como elemento ancestral que era utilizada para a pesca, a intervenção visa expor questões sociais e ambientais de acordo com as dificuldades das comunidades em acessar os recursos hídricos, o meio ambiente e o impacto da privatização das fontes de água.

Supplement to Ballona Discovery Park Informative Signs

A proposta da colombiana Gala Porras-Kim inclui alguns avisos que mostram o relato de uma história não oficial sobre um achado arqueológico durante a construção do Ballona Park, na Califórnia. Kim manifesta, através de seu trabalho, a ausência de reconhecimento em relação aos restos encontrados pertencentes à tribo Gabrielino Tongva, no entanto, através do aplicativo eles podem ser consultados.

As obras foram curadas por Nancy Baker Cahill (fundadora da 4th wall) e Debra Scacco, curadora, artista e diretora da AIR, uma residência artística que possui um programa que promove iniciativas relacionadas a questões ambientais.

Via Arcadia.

Sobre este autor
Cita: Alvarez, Stefania. "Duas obras de arte de realidade aumentada ocupam o espaço público de Los Angeles" [Dos obras colombianas de realidad aumentada habitan el espacio público de Los Angeles] 18 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907737/duas-obras-de-arte-de-realidade-aumentada-ocupam-o-espaco-publico-de-los-angeles> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.