Anthony Saroufim registra a materialidade da Cidade das Artes e Ciências de Santiago Calatrava

© Anthony Saroufim

A virtuosidade plástica e estrutural das obras do arquiteto espanhol Santiago Calatrava podem ser contempladas (ou criticadas) em várias partes do mundo, mas sua Cidade das Artes e Ciências, projetada juntamente com Felix Candela, continua sendo uma maravilha da arquitetura contemporânea. Como muitos visitantes internacionais, o fotógrafo libanês Anthony Saroufim se viu atraído pelo famoso complexo de edifícios - e decidiu registrá-lo a partir do ponto de vista da interação das pessoas com a materialidade construída.

Anthony Saroufim registra a materialidade da Cidade das Artes e Ciências de Santiago Calatrava - Mais Imagens+ 7

© Anthony Saroufim

“O que você não encontrará é a relação entre este complexo superdimensionado e a escala humana, então minha ideia era integrar a escala humana em minhas imagens para realmente entender o impacto e as proporções do projeto. Ao fim, qual é o propósito de uma arquitetura projetada para pessoas sem pessoas?” - Anthony Saroufim

© Anthony Saroufim

Como fotógrafo com formação em arquitetura, Saroufim tem familiaridade com o mundo da fotografia de arquitetura, embora seu portfólio ateste seu interesse por uma vasta gama de assuntos. Ao passo que sua fotografias de arquitetura são sempre feitas com uma câmera Canon AE1 com uma lente 50mm ou 24mm, ele também registra suas outras imagens usando câmeras diferentes, todas analógicas. Para outros projetos, como sua série de fotos “Les indisciplines”, Saroufim usa uma câmera descartável. A textura granulada das fotos é um elemento intencional naturalmente alcançado quando se usa filme.

© Anthony Saroufim

Antes de visitar uma cidade, Saroufim lista as arquiteturas que planeja visitar. Seus interesses particulares gravitam em torno da arquitetura brutalista. O artista descreve sua atração por edifícios com elementos estruturais expostos e forte ênfase no material.

© Anthony Saroufim

A estrutura nervurada das extensões do edifício está perfeitamente integrada ao projeto geral, criando a ilusão de ausência de peso. Esta ilusão é, então, aprimorada pela aparência granulada e fosca das imagens de Saroufim.

© Anthony Saroufim

Outros trabalhos de Saroufim incluem sua série de fotos da Muralla Roja de Ricardo Bofill e de obras de Oscar Niemeyer no Líbano.

Para conhecer mais do trabalho de Saroufim, acesse seu Instagram ou seu site.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Duddy, Lindsay. "Anthony Saroufim registra a materialidade da Cidade das Artes e Ciências de Santiago Calatrava" [Anthony Saroufim Captures the Skeletal Materiality of Santiago Calatrava's City of Arts and Sciences] 17 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907676/anthony-saroufim-registra-a-materialidade-da-cidade-das-artes-e-ciencias-de-santiago-calatrava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.