NUDES projeta Mesquita de Luz em Dubai

O escritório de arquitetura NUDES, com sede em Mumbai, divulgou um novo projeto chamado "Mesquita de Luz", proposto para o concurso Dubai Creek Harbor. O projeto foi pensado de modo a criar um jogo de luz a partir de uma geometria composta por várias camadas que "filtram" a luminosidade incidente na sala de orações. A mesquita explora a combinação de luz e forma construída em torno de uma experiência espiritual.

NUDES projeta Mesquita de Luz em Dubai - Mais Imagens+ 2

Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES

Parte do Dubai Creek Harbour Development, a Mesquita de Luz compõe um empreendimento maior que contará com 48.500 unidades residenciais para mais de 175.000 habitantes. Concebido para cultos diários, o projeto é orientado para o muro de qibla, com espaços de oração para mulheres e homens no nível térreo.

Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES
Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES

O espaço interno foi desenhado de modo a reproduzir padrões formais e refletir a luz nas superfícies curvas. Por sua vez, elementos vazados - muxarabis - intensificam esse efeito. O sistema protege o interior da luz solar, proporcionando um espaço fresco e confortável para a oração. A mesquita inclui ainda um terraço ao ar livre e uma praça ao nível do térreo que conecta os quatro minaretes do edifício. 

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "NUDES projeta Mesquita de Luz em Dubai" [NUDES Designs a Mosque of Light for Dubai] 16 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907500/nudes-projeta-mesquita-de-luz-em-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.