Illuminated River transformará o rio Tâmisa de Londres em instalação luminosa

O artista Leo Villareal e o escritório de arquitetura Lifschutz Davidson Sandilands, com sede em Londres, estão trabalhando juntos para projetar e instalar a primeira fase do projeto de arte pública da Illuminated River Foundation, que irá iluminar elementos arquitetônicos de pontes existentes, redefinindo a paisagem à beira-rio.

Esta instalação marca o estágio inicial do projeto que foi anunciado há quase dois anos. Todas as etapas devem ser concluídas até 2022. Em sua totalidade, incluirá intervenções em 15 pontes no centro de Londres - criando uma obra de arte única e conectada ao longo do rio que flui da Albert Bridge, no oeste de Londres, até a Tower Bridge, no centro da cidade.

Seu projeto é belo, ambicioso e realizável e sempre leva em consideração o meio ambiente, os níveis de iluminação e conservação de energia. O júri está convencido de que a equipe vencedora irá transformar o centro de Londres, mantendo-o fiel ao espírito e à integridade do rio Tâmisa e suas comunidades.
- Hannah Rothchild, presidente da Illuminated River Foundation.

Cortesia Leo Villareal Studio

O artista americano, Leo Villareal, ganhou reputação internacional por suas instalações de luz, particularmente pelo projeto para a ponte São Francisco-Oakland Bay em 2013. Suas instalações usam códigos personalizados que controlam a intensidade e a frequência das luzes, criando um padrão dinâmico, em movimento. A proposta de Villareal foi selecionada no concurso Illuminated River International Design.

Cortesia Leo Villareal Studio

Queremos ouvir os londrinos no desenvolvimento do projeto, considerando todos os níveis da intervenção: arte e luz, desenho urbano e arquitetura, meio ambiente e sustentabilidade. Nosso objetivo é um masterplan de iluminação que reduza a poluição e o desperdício de energia, que seja sensível à história e à ecologia e sutilmente reequilibre a iluminação ambiente no rio para proporcionar uma bela experiência noturna para residentes e visitantes.
-Leo Villareal, Artista.

Cortesia Leo Villareal Studio

O projeto vencedor celebrará as conexões históricas por todo o rio de Londres, unificando as pontes como uma grande escultura de iluminação. O conceito foi desenvolvido com a contribuição de mais de 50 organizações locais. Para tornar a instalação uma realidade, sete autoridades locais tiveram que conceder permissões ou consentimentos especiais.

Notícia via Illuminated River

Sobre este autor
Cita: Duddy, Lindsay. "Illuminated River transformará o rio Tâmisa de Londres em instalação luminosa" [The Illuminated River will Transform London's Thames with Light] 05 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906963/illuminated-river-transformara-o-rio-tamisa-de-londres-em-instalacao-luminosa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.