Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Carlo Ratti Será um dos curadores da Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen de 2019

Carlo Ratti Será um dos curadores da Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen de 2019

  • 10:00 - 1 Dezembro, 2018
  • por
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Carlo Ratti Será um dos curadores da Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen de 2019
Carlo Ratti Será um dos curadores da Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen de 2019 , Cortesia de Bi-City Biennale of Urbanism\Architecture (Shenzhen)
Cortesia de Bi-City Biennale of Urbanism\Architecture (Shenzhen)

O Comitê Organizador da Bienal Bi-City de Urbanismo/Arquitetura (Shenzhen) (“UABB (Shenzhen)”) anunciou a equipe de curadores-chefes da UABB (Shenzhen) em 2019, que inclui o arquiteto e diretor do MIT Senseable City Lab Carlo Ratti, o acadêmico da Chinese Academy of Engineering (CAE) Meng Jianmin e o famoso curador e crítico de arte Fabio Cavallucci.

Além dos três curadores-chefes, o South China-Torino Collaboration Lab (um centro de pesquisa conjunta do Politecnico di Torino e da South China University of Technology) se unirá ao grupo como curador acadêmico, nas pessoas dos diretores Sun Yimin e Michele Bonino.

O Centro de Pesquisas em Ciência e Imaginação Humana da Southern University of Science and Technology, representado por Wu Yan e o Politecnico di Milano, representado pelo vice-diretor da Escola de Arquitetura Adalberto Del Bo, integrarão a equipe de curadores como co-curadores.

Reunindo representantes de ponta de áreascomo urbanismo, arquitetura, tecnologia, arte contemporânea e ficção científica, a equipe curatorial da UABB (Shenzhen) de 2019 apresenta uma notável combinação interdisciplinar que visa oferecer uma bienal altamente pioneira, criativa e inspiradora.

A direção temática da UABB (Shenzhen) de 2019  é “Espaço Urbano + Inovação Tecnológica”. Serão explorados os novos fenômenos provenientes da revolução digital que se desdobrou em paralelo com o processo de urbanização, e serão confrontados diretamente os tópicos mais relevantes nas cidades de hoje. Focando nas “pessoas” como uma premissa importante, a Bienal refletirá sobre urbanismo e arquitetura além de suas fronteiras físicas, e discutirá como o ser humano poderia ser o verdadeiro protagonista das cidades tecnológicas. A Bienal se concentrará na melhoria das experiências urbanas como resultado da ciência e tecnologia modernas e, ao mesmo tempo, conduzirá um debate crítico sobre as restrições institucionais assim causadas.

Durante o evento, pensadores e profissionais de diferentes campos culturais e diferentes formações disciplinares, como arquitetos, planejadores urbanos, artistas, escritores, filósofos e sociólogos se reunirão para fazer brainstorming e produzir trabalhos criativos a partir de múltiplas perspectivas e de caráter inovador. Está quase confirmado que Liu Cixin, o famoso escritor de ficção científica e autor do livro O Problema dos Três Corpos  e Wlodek Goldkorn, jornalista e escritor polonês, atuarão como consultores acadêmicos especiais e criarão obras originais para a bienal; além disso, o importante artista contemporâneo chinês, Cai Guo-Qiang, também apresentará um trabalho feito especialmente para a UABB (Shenzhen) 2019.

A Bienal Bi-City de Urbanismo/Arquitetura (UABB) é atualmente a única exposição bienal do mundo baseada exclusivamente nos temas do URBANISMO E DA URBANIZAÇÃO. Co-organizada pelas duas cidades vizinhas e estreitamente interativas Shenzhen e Hong Kong, a UABB situa-se no contexto regional do Delta do Rio Pérola, rapidamente urbanizado, e preocupa-se com questões urbanas globalmente comuns, comunica e interage amplamente com o público em geral, é apresentada usando expressões da cultura visual contemporânea, e se engaja em dimensões internacionais e de vanguarda, bem como discussões de interesse público.

Leia a nossa cobertura passada da Bienal Bi-City de Urbanismo\Arquitetura - Hong Kong, Shenzhen.

Curadores-Chefes:

Carlo Ratti, Meng Jianmin, Fabio Cavallucci

Curadoria Acadêmica:

South China-Torino Collaboration Lab (SCUT - Sun Yimin; Politecnico di Torino - Michele Bonino)

Co-Curadores:

Centro de Ciência e Imaginação Humana da Southern University of Science and Technology (Wu Yan), Politecnico di Milano (Adalberto Del Bo).

Curadores Executivos:

Daniele Belleri [CRA], Edoardo Bruno, Chen Qiufan, Manuela Lietti, Wang Kuan, Xu Haohao, Zhang Li

Sobre este autor
Cita: Basulto, David. "Carlo Ratti Será um dos curadores da Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen de 2019 " [Carlo Ratti to Curate the 2019 Bi-City Biennale of Urbanism\Architecture (Shenzhen) ] 01 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906636/carlo-ratti-sera-um-dos-curadores-da-bienal-de-urbanismo-arquitetura-de-shenzhen-de-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.