Carlo Ratti Será um dos curadores da Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen de 2019

Carlo Ratti Será um dos curadores da Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen de 2019

O Comitê Organizador da Bienal Bi-City de Urbanismo/Arquitetura (Shenzhen) (“UABB (Shenzhen)”) anunciou a equipe de curadores-chefes da UABB (Shenzhen) em 2019, que inclui o arquiteto e diretor do MIT Senseable City Lab Carlo Ratti, o acadêmico da Chinese Academy of Engineering (CAE) Meng Jianmin e o famoso curador e crítico de arte Fabio Cavallucci.

Além dos três curadores-chefes, o South China-Torino Collaboration Lab (um centro de pesquisa conjunta do Politecnico di Torino e da South China University of Technology) se unirá ao grupo como curador acadêmico, nas pessoas dos diretores Sun Yimin e Michele Bonino.

O Centro de Pesquisas em Ciência e Imaginação Humana da Southern University of Science and Technology, representado por Wu Yan e o Politecnico di Milano, representado pelo vice-diretor da Escola de Arquitetura Adalberto Del Bo, integrarão a equipe de curadores como co-curadores.

Reunindo representantes de ponta de áreascomo urbanismo, arquitetura, tecnologia, arte contemporânea e ficção científica, a equipe curatorial da UABB (Shenzhen) de 2019 apresenta uma notável combinação interdisciplinar que visa oferecer uma bienal altamente pioneira, criativa e inspiradora.

A direção temática da UABB (Shenzhen) de 2019  é “Espaço Urbano + Inovação Tecnológica”. Serão explorados os novos fenômenos provenientes da revolução digital que se desdobrou em paralelo com o processo de urbanização, e serão confrontados diretamente os tópicos mais relevantes nas cidades de hoje. Focando nas “pessoas” como uma premissa importante, a Bienal refletirá sobre urbanismo e arquitetura além de suas fronteiras físicas, e discutirá como o ser humano poderia ser o verdadeiro protagonista das cidades tecnológicas. A Bienal se concentrará na melhoria das experiências urbanas como resultado da ciência e tecnologia modernas e, ao mesmo tempo, conduzirá um debate crítico sobre as restrições institucionais assim causadas.

Durante o evento, pensadores e profissionais de diferentes campos culturais e diferentes formações disciplinares, como arquitetos, planejadores urbanos, artistas, escritores, filósofos e sociólogos se reunirão para fazer brainstorming e produzir trabalhos criativos a partir de múltiplas perspectivas e de caráter inovador. Está quase confirmado que Liu Cixin, o famoso escritor de ficção científica e autor do livro O Problema dos Três Corpos  e Wlodek Goldkorn, jornalista e escritor polonês, atuarão como consultores acadêmicos especiais e criarão obras originais para a bienal; além disso, o importante artista contemporâneo chinês, Cai Guo-Qiang, também apresentará um trabalho feito especialmente para a UABB (Shenzhen) 2019.

A Bienal Bi-City de Urbanismo/Arquitetura (UABB) é atualmente a única exposição bienal do mundo baseada exclusivamente nos temas do URBANISMO E DA URBANIZAÇÃO. Co-organizada pelas duas cidades vizinhas e estreitamente interativas Shenzhen e Hong Kong, a UABB situa-se no contexto regional do Delta do Rio Pérola, rapidamente urbanizado, e preocupa-se com questões urbanas globalmente comuns, comunica e interage amplamente com o público em geral, é apresentada usando expressões da cultura visual contemporânea, e se engaja em dimensões internacionais e de vanguarda, bem como discussões de interesse público.

Leia a nossa cobertura passada da Bienal Bi-City de Urbanismo\Arquitetura - Hong Kong, Shenzhen.

Curadores-Chefes:

Carlo Ratti, Meng Jianmin, Fabio Cavallucci

Curadoria Acadêmica:

South China-Torino Collaboration Lab (SCUT - Sun Yimin; Politecnico di Torino - Michele Bonino)

Co-Curadores:

Centro de Ciência e Imaginação Humana da Southern University of Science and Technology (Wu Yan), Politecnico di Milano (Adalberto Del Bo).

Curadores Executivos:

Daniele Belleri [CRA], Edoardo Bruno, Chen Qiufan, Manuela Lietti, Wang Kuan, Xu Haohao, Zhang Li

Sobre este autor
Cita: Basulto, David. "Carlo Ratti Será um dos curadores da Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen de 2019 " [Carlo Ratti to Curate the 2019 Bi-City Biennale of Urbanism\Architecture (Shenzhen) ] 01 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906636/carlo-ratti-sera-um-dos-curadores-da-bienal-de-urbanismo-arquitetura-de-shenzhen-de-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.