O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Entrevistas
  3. Mikael Colville-Andersen: “A cidade grande deve recuperar práticas da cidade pequena, como a bicicleta e a caminhada"

Mikael Colville-Andersen: “A cidade grande deve recuperar práticas da cidade pequena, como a bicicleta e a caminhada"

Mikael Colville-Andersen: “A cidade grande deve recuperar práticas da cidade pequena, como a bicicleta e a caminhada"
Mikael Colville-Andersen: “A cidade grande deve recuperar práticas da cidade pequena, como a bicicleta e a caminhada", Praça Botero em Medellín. Imagem © Mark52 / Shutterstock.com
Praça Botero em Medellín. Imagem © Mark52 / Shutterstock.com

Em entrevista ao jornal El Colombiano, o urbanista e especialista em mobilidade Mikael Colville-Andersen explicou a situação atual da mobilidade em Medellín, uma das maiores e mais influentes cidades colombianas. "Caminhar ou andar de bicicleta em Medellín é um videogame", explicou o especialista dinamarquês.

Nas principais cidades colombianas foram geradas diversas reflexões que circundam a relação entre mobilidade, cultura, política e sociedade. Neste caso, a capital da Antioquia, não é exceção para esse especialista em ciclismo e planejamento urbano que esteve pela segunda vez na cidade depois de uma visita em 2016.

Sobre o tema, Colville-Andersen analisou as mudanças que ocorreram nos últimos anos:

A transformação da cidade, com seu metrô, seus Metrocables, EnCicla e a transvia de Ayacucho, é fascinante e está sendo discutida no mundo inteiro. No entanto, essa história já acabou e o trânsito de veículos hoje é caótico. É curioso como, apesar de ter tomado frente há 20 anos, Medellín freou. 

Mesmo assim, manifesta que em cidades como Medellín é vital redistribuir os espaços destinados aos veículos em oposição aos existentes nas ruas destinadas para pedestres e ciclistas. "Devemos ser mais democráticos na utilização das vias. Não se trata de tirar espaço dos carros, mas sim de redistribui-lo para que seja mais equitativo", comenta o especialista para o jornal colombiano.

Metrô de Medellín. Imagem © Stefanía Álvarez P.
Metrô de Medellín. Imagem © Stefanía Álvarez P.

"Medellín implementou políticas para que houvesse mais equidade na sociedade e no espaço público, mas não fez a mesma coisa em relação à mobilidade", adiciona. "A cidade grande deve recuperar práticas da cidade pequena, como a bicicleta e a caminhada", aconselha Colville-Andersen.

Em sua passagem pela cidade colombiana, o especialista propõe um ponto de partida para o momento de planejar uma cidade moderna e sustentável. "No primeiro escalão da mobilidade está o veículo, logo está o transporte público e, por último, os pedestres e ciclistas. É necessário inverter a pirâmide para que o pedestre seja o rei das vias", comenta.

Veja a entrevista completa em El Colombiano.

© Stefanía Álvarez P.
© Stefanía Álvarez P.
Sobre este autor
Cita: Alvarez, Stefania. "Mikael Colville-Andersen: “A cidade grande deve recuperar práticas da cidade pequena, como a bicicleta e a caminhada"" [Mikael Colville-Andersen: “La ciudad grande debe recuperar prácticas de la ciudad pequeña, como la bicicleta y la caminata”] 18 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905714/mikael-colville-andersen-a-cidade-grande-deve-recuperar-praticas-da-cidade-pequena-como-a-bicicleta-e-a-caminhada> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nosso Canal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.