Apartamento modular em Xangai tem cômodos que se encaixam como Lego

Entre as alternativas possíveis para solucionar o problema da habitação — que vão de casas pela metade a residências feitas com impressoras 3D —, uma das novidades é uma solução sustentável que se parece com peças de Lego. Chamado “Slice” (fatia, em inglês), o apartamento criado pelo arquiteto iraniano Nasim Sehat tem “peças” funcionais do mesmo tamanho que se encaixam conforme a necessidade.

Os módulos são adaptados para funcionarem como chuveiro, banheiro, cozinha, escritório e quarto; além de um módulo vazio para intercalar as funções, formando, no total, oito “cômodos”. A proposta de Sehat — que mora em Xangai e desenvolveu a ideia baseado em hábitos que observa na cidade — é que os Slices sejam reservados online.

O pagamento é calculado com base em uma combinação de tempo de uso, configuração de módulos e uso dos serviços — água, luz e internet. Além disso, serviços de manutenção também são controlados pelo site.

Apartamento "Slice", projetado por Nasim Sehat. Imagem de divulgação. Via Haus

As pessoas tendem a ter menos propriedades, menos pertences e até menos dispositivos, passando a usar serviços compartilhados. Nós estamos nos aproximando de um futuro em que novas soluções de moradia e de trabalho são necessárias“, explica o arquiteto na descrição do projeto.

Os módulos são destinados a “moradores de cidades modernas”, como profissionais de áreas criativas e freelancers. Os usuários terão a possibilidade de alugar Slices em áreas pré-aprovadas ou em módulos já instalados. Com o avanço do projeto, a ideia é que os apartamentos também possam chegar a áreas rurais, subúrbios e até em meio à natureza, com entrega feita por vans ou drones.

Via Haus

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: HAUS. "Apartamento modular em Xangai tem cômodos que se encaixam como Lego" 09 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905369/apartamento-modular-em-xangai-tem-comodos-que-se-encaixam-como-lego> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.