Aeroporto de Foster + Partners e FR-EE na Cidade do México é cancelado após consulta pública

Há alguns meses, o atual presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou que faria um referendo para saber se o governo deveria deixar de proceder com o projeto proposto por Foster + Partners e FR-EE para o Aeroporto Internacional da Cidade do México.

As votações começaram no dia 25 de outubro e acabaram dia 28 de outubro onde se enunciava a seguinte questão: Dada a saturação do Aeroporto Internacional da Cidade do México, qual a opção que você considera melhor para o país? As duas opções que se enunciavam eram, por um lado, recondicionar o atual aeroporto da Cidade do México, de Toluca, e construir duas pistas na base aérea de Santa Lucía e, por outro, continuar com a construção do novo aeroporto em Texcoco e deixar de usar o atual Aeroporto Internacional da Cidade do México.

Os resultados foram expressão de uma participação de 1.069.870 pessoas, das quais 311.132 se inclinaram pela opção de Texcoco e 748.336 por Santa Lucía, tendo como consequência uma depreciação do peso, onde o dólar se elevou, até chegar a $19,70.

Até o momento não foram dadas declarações por parte dos escritórios encarregados do projeto localizado em Texcoco para o NAIM. No entanto, a conta de Twitter do arquiteto mexicano Fernando Romero compartilhou uma postagem reduzida por Juan Pablo Castañon, Presidente do Conselho Coordenador Empresarial .

Especula-se que o cancelamento do NAIM abre portas para que o México seja levado a tribunais internacionais de acordo com uma nota publicada no jornal El Financero onde Moisés Kalach, coordenador do Conselho Consultor de Negociações Estratégicas afirmou que esta é uma das conclusões de um estudo desenvolvido por iniciativas privadas.

Por outro lado, o atual presidente eleito deu uma conferência onde reafirmou sua postura diante do aval cidadão ao projeto de Santa Lucía, apontando a viabilidade do projeto onde se construiriam duas pistas, que melhorariam a qualidade do aeroporto reativando o Aeroporto de Toluca.

Proposta de condicionamento para Santa Lucía. Imagem © Grupo Riobó

A decisão que os cidadãos tomaram é racional, democrática e eficaz. Desde que se iniciou a análise sobre este assunto, deixamos manifestado que ficariam protegidos os interesses das empresas e dos investidores, que há fundos que respaldam os compromissos em contratos e em inversões, mais, além disso, existe o respaldo, nossa palavra, nossa autoridade moral e política de atender a qualquer reclamações de empresas ou investidores.
- Andrés Manuel López Obrador

Conheça mais detalhes sobre o projeto de Santa Lucía encabeçado pelo Grupo Riobó aqui.

Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Aeroporto de Foster + Partners e FR-EE na Cidade do México é cancelado após consulta pública" [Consulta ciudadana del NAIM en la Ciudad de México arroja cancelación del proyecto diseñado por Foster + Partners y FR-EE ] 06 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905114/aeroporto-de-foster-plus-partners-e-fr-ee-na-cidade-do-mexico-e-cancelado-apos-consulta-publica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.