HENN Architects projeta reforma do maior centro cultural da Europa

O escritório de arquitetura HENN Architects acaba de ser indicado para redesenhar o Gasteig, o maior centro cultural em toda a Europa. Localizado em Munique, na Alemanha, o centro cultural será inteiramente renovado e remodelado. Originalmente projetado pelos parceiros Raue, Rollenhagen, Grossmann e Lindemann, o Gasteig recebe anualmente cerca de dois milhões de visitantes. O novo projeto procura valorizar o papel do edifício como um centro cultural de referencia, introduzindo um novo volume que conectará partes do edifício trazendo ainda mais transparência ao conjunto.

HENN Architects projeta reforma do maior centro cultural da Europa - Mais Imagens+ 8

Centro Cultural Gasteig. Imagem Cortesia de MIR

O novo volume de vidro procura conectar o Gasteig com a cidade de Munique, proporcionando novas interações entre o espaço público e o interior do edifício, acolhendo os visitantes e convidando-os a participar da vida cultural da cidade. Este novo “Kulturbühne” (ou palco cultural) atuará simultaneamente como o principal canal de comunicação do Gasteig assim como deverá fortalecer a identidade do centro cultural, enquanto a sua ampla transparência, criará um contraste deliberado com a formalidade sólida e monolítica da estrutura existente.

Centro Cultural Gasteig. Imagem Cortesia de MIR

Perseguindo o conceito de "um só Gasteig", o novo Palco Cultural se estenderá horizontalmente e verticalmente através de todos os espaços do complexo cultural. Este palco público funcionará simultaneamente como um ponto de encontro, um foyer, um espaço expositivo e um centro de eventos. Ele fornecerá aos visitantes e funcionários diferentes possibilidade de uso e apropriação. Independentemente da complexidade de seu programa, este palco cultural permitirá o funcionamento independente de todos seus componentes, seja da Filarmônica, do Auditório Carl Orff, da biblioteca ou da Volkshochschule de Munique.

Centro Cultural Gasteig. Imagem Cortesia de MIR

O novo Auditório Carl Orff foi concebido para ser um espaço bastante flexível dentro do Gasteig, abrigando desde espetáculos de balé, shows e apresentações teatrais. A adaptabilidade deste espaço é proporcionada por uma série plataformas mecânicas de elevação sob a estrutura do palco. Segundo diferentes configurações, o auditório poderá ser organizado em uma série de plataformas escalonadas para acomodar um público de até 1.000 expectadores.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "HENN Architects projeta reforma do maior centro cultural da Europa" [HENN Selected to Redesign Europe's Largest Cultural Center] 05 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905082/henn-architects-projeta-reforma-do-maior-centro-cultural-da-europa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.