12 Projetos brasileiros que celebram o espaço da democracia

Nos últimos anos, vários movimentos Brasil afora e em diversos países fizeram grande serviço à sociedade reiterando a necessidade de ocupar os espaços públicos das cidades de forma a reivindicar qualidade e liberdade de uso para os bens coletivos. Como exemplo, temos no Brasil o Movimento Ocupe Estelita no Recife que, por meio de uma luta frente à crescente especulação imobiliária na região, confrontou as intenções mercadológicas do desenho urbano agressivo nas margens do Capibaribe. Foi a partir de alguns casos como esse que, em entrevista à organização Fora, o professor, crítico e curador Guilherme Wisnik tratou da questão do espaço público enquanto espaço de conflito.

12 Projetos brasileiros que celebram o espaço da democracia - Mais Imagens+ 8

Em uma leitura que coloca o conflito como virtude ao demonstrar a diversidade e pluralidade em tentativa de convivência na cidade, Wisnik aponta a disputa de espaços públicos como sintoma da relevância desse debate na esfera do planejamento. Para ele, deve-se pensar a dimensão desse tipo de espaço enquanto "teatro da mediação das diferenças". 

Frente a um cenário em que se evidenciaram discursos extremos e às dificuldades em encontrar pontos de debate possíveis, a ideia de mediar diferenças torna-se inexorável à reafirmação da democracia enquanto sistema que garante a pluralidade e representatividade no âmbito político e civil. Dessa forma, transcender o limite político do sentido desse sistema, significa estender seus valores às práticas cotidianas e à forma de pensar e propor a cidade, os discursos, as posturas e a vida em sociedade.

No âmbito da prática arquitetônica e do planejamento urbano, muitos foram os momentos em que as pautas democráticas foram materializadas em projetos que, entendendo sua responsabilidade ética, celebram a convivência com a alteridade. A seguir, uma seleção de edifícios e espaços que representam um esforço em cultivar tolerância, igualdade e liberdade.

Sesc 24 de Maio / MMBB + Paulo Mendes da Rocha

Sesc 24 de Maio. © Flagrante / Romullo Fontenelle

Sesc Pompéia / Lina Bo Bardi

Sesc Pompeia. © Pedro Kok

 

FAU USP / Vilanova Artigas + Carlos Cascaldi

FAU USP. © flickr Fernando Stankuns

CCSP / Eurico Prado Lopes + Luiz Telles

CCSP. © Paulisson Miura

MAM Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy

MAM. © Centro de Documentação e Pesquisa do MAM

MASP / Lina Bo Bardi

MASP. © Flagrante / Romullo Fontenelle

Remodelação da Praça do Patriarca / Paulo Mendes da Rocha

Remodelação da Praça do Patriarca. © Pedro Kok

Solar do Unhão / Lina Bo Bardi

Solar do Unhão. © Manuel Sá

Conjunto Paulo Freire / Usina

Vista do Mutirão Paulo Freire. Image Cortesia de USINA CTAH

Praça das Artes / Brasil Arquitetura

Praça das Artes. © Nelson Kon

Minhocão aberto

Minhocão. © Flagrante / Romullo Fontenelle

Avenida Paulista aberta

Avenida Paulista. Foto: guskondo. Via Instagram

Publicado originalmente em 2 de novembro de 2018, atualizado em 12 de junho de 2020. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Julia Daudén. "12 Projetos brasileiros que celebram o espaço da democracia" 13 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905023/13-projetos-que-celebram-o-espaco-da-democracia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.