Conheça a proposta de Sordo Madaleno Arquitectos para a Catedral de Querétaro no México

Conheça a proposta de Sordo Madaleno Arquitectos para a Catedral de Querétaro no México - Mais Imagens+ 11

Em resposta à demanda por um espaço maior para abrigar a sede da Diocese de Querétaro, propõe-se a Catedral de Santiago Apóstol. Esta se localiza na zona central sul da cidade, em um terreno de 20.000 metros quadrados. A Catedral pretende tornar-se um ponto de referência arquitetônico, urbano e social, já que o projeto, além de ser um novo centro religioso, também se propõe a tornar-se um grande centro comunitário.

O projeto é desenhado a partir de um eixo estruturador que aponta em direção ao sol nascente. A geometria da nave principal emerge do círculo e brota no centro do projeto como o elemento mais importante que se eleva do acesso principal ao altar a uma altura de 33 metros. A implantação da catedral é gerada na forma de uma grande escadaria, aberturas e espaços maciços por onde corre um espelho d'água.

Vista exterior noturna. Render por © Ignacio Herrera. Imagem © Sordo Madaleno Arquitectos

O interior da catedral reinterpreta os símbolos religiosos e arquitetônicos que têm sido usados pela Igreja ao longo de sua existência, como a cruz que se materializa na planta de cruz latina. Uma claraboia no telhado permite a passagem da luz natural, banhando o interior da nave ao corredor central.

Vista esterior do átrio. Render por © Ignacio Herrera. Imagem © Sordo Madaleno Arquitectos

A Catedral terá capacidade para 3.000 fiéis na nave principal, além de duas capelas, de Batismo e Penitência, com capacidade para 100 pessoas cada uma. Em cada lateral do altar principal serão distribuídas 3.000 criptas ao longo de duas espirais ascendentes. As criptas são dispostas no espaço de tal maneira que permitem olhar para o altar ou para o jardim exterior, em contemplação e reflexão. Outras 3.500 criptas estão localizadas ao redor da Capela do Santíssimo, localizada abaixo do altar.

© Sordo Madaleno Arquitectos

Todo o conjunto é coroado com uma cruz de 65 metros de altura que funciona como um campanário, gerando um novo marco urbano na cidade. O resto do programa é distribuído em torno do átrio, que atua como um espaço catalisador para a vida pública, fazendo referência aos claustros coloniais que se desenvolveram em torno do pátio central, mas neste caso o átrio se estende para a avenida principal, conseguindo permear a vida pública da cidade em direção ao coração da Catedral.

Vista frontal do projeto. Render por © Ignacio Herrera. Imagem © Sordo Madaleno Arquitectos

O programa da área pastoral é composto por um auditório para 1000 usuários, 6 salas para 100 usuários e mais 6 salas para 50 pessoas, área de escritório da Diocese e do Bispo e áreas de serviço como lanchonete e livraria. A área residencial para padres e freiras está localizada na ala leste do projeto, que é dividida em dois corpos, cada um com um pátio privado em torno do qual todos os espaços destinados à sua vida privada são desenvolvidos.

Vista interior. Render por © Angel Segovia. Imagem © Sordo Madaleno Arquitectos

Como extensão do átrio, é criado o parque de viacrucis, um jardim de uso público ao nível da rua conformado por dois corpos que abraçam o átrio como símbolo de proteção, na busca por consolidar-se como a nova praça para a vida pública da cidade. O estacionamento público é planejado sob o nível da rua, com capacidade para 500 carros e 30 caminhões.

Créditos

Projeto Arquitetônico: Sordo Madaleno Arquitectos
Presidente: Arq. Javier Sordo Madaleno Bringas
Diretor de Arquitetura: Arq. Javier Sordo Madaleno de Haro / Arq. Fernando Sordo Madaleno de Haro
Diretor de Projeto: Arq. Luis Ernesto Hernández Alapizco
Programa: Área coberta: 31,108 m2,  Área aberta: 13,678 m2
Terreno: 20,003.48 m2
Data do Projeto: 2018
Status: Concurso
Cliente: Diócesis de Querétaro
Localização: Santiago de Querétaro, Qro.
Equipe de Projeto: Arq. Maricarmen Lazo de la Vega Monroy, Arq. José Félix Flores Mendoza, Arq. Gerardo Álvarez Vázquez Mellado, Arq. Diego Arturo Díaz García, Arq. Santiago Noriega Sanfeliz, Arq. Leslie Laura Águila Vázquez, Arq. Roselia Marroquín González, Arq. Estefanía Montalvo Santos, Arq. Juan José Castillo González, Arq. Mariana Monroy Herrera, Arq. Salvador Salcido Morones
Media e Marketing: Arq. Rosalba Arq. Daniela Cruz, Arq. Daniela Rosas, Arq. Jimena Orvañanos
Renders/VÍdeo: Ángel Segovia, Ignacio Herrera, Mauricio Orgaz-Archoglow3d.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Conheça a proposta de Sordo Madaleno Arquitectos para a Catedral de Querétaro no México" [Conoce la propuesta Sordo Madaleno Arquitectos para la Catedral de Querétaro en México] 31 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904939/conheca-a-proposta-de-sordo-madaleno-arquitectos-para-a-catedral-de-queretaro-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.