Adjaye, MASS Design Group e Shonibare entre 5 finalistas do Concurso ao Memorial MLK de Boston

A organização sem fins lucrativos MLK Boston divulgou os cinco projetos finalistas para um monumento aos líderes dos direitos civis Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King. Os finalistas incluem uma série de escritórios como Adjaye Associates, Maryann Thompson Architects e MASS Design Group, bem como artistas como Yinka Shonibare, Barbara Chase-Riboud e Walter Hood. Conforme relatado pela Curbed Boston, a cidade está trabalhando com a MLK Boston para tornar o monumento parte de uma iniciativa maior que inclui um centro educacional em Roxbury e uma dotação de US$ 1 milhão para programação relacionada aos Kings.

Adjaye, MASS Design Group e Shonibare entre 5 finalistas do Concurso ao Memorial MLK de Boston - Mais Imagens+ 9

Os cinco projetos finalistas serão expostos no Edifício Municipal Bolling, na Praça Dudley, em Roxbury, e na Biblioteca Pública de Boston, em Copley Square, até 16 de outubro. Os projetos são feitos para reformular a experiência do parque público mais antigo da América. Como o prefeito Marty Walsh disse, “cada uma dessas cinco propostas realiza um grande trabalho em homenagear Dr. Martin Luther King, Jr. e Coretta Scott King, seus ideais, ensinamentos e valores. Estou ansioso para ouvir a resposta do público a cada proposta e reunir seus comentários sobre qual projeto melhor exemplifica o profundo impacto que os Kings tiveram na cidade de Boston.” O projeto final está previsto para ser selecionado em novembro.

Adam Pendleton, Adjaye Associates, David Reinfurt and Future\Pace

Boston’s King Memorial. Imagem cortesia de Adam Pendleton, Adjaye Associates, Future\Pace, and David Reinfurt
Boston’s King Memorial. Imagem cortesia de Adam Pendleton, Adjaye Associates, Future\Pace, and David Reinfurt

O artista Adam Pendleton juntou-se ao arquiteto David Adjaye, ao designer gráfico independente David Reinfurt e à parceira cultural internacional Future\Pace para criar uma proposta informada pelo discurso final do Dr. King: "Estive no topo da montanha". O memorial é um mirante em pedra negra, projetando-se da Beacon Street para abraçar a Common. A partir do topo do memorial, os visitantes são convidados a contemplar o parque municipal mais antigo da América e as novas esculturas montanhosas dispostas abaixo, que juntas compõem um anfiteatro radical. No gramado, esculturas em pedras inclinadas gravadas com as palavras dos reis, atuam como terreno e fornecem assentos.

MASS Design Group and Hank Willis Thomas

The Embrace. Imagem cortesia de MASS Design Group and Hank Willis Thomas
The Embrace. Imagem cortesia de MASS Design Group and Hank Willis Thomas

O MASS Design Group junta-se ao artista conceitual Hank Willis Thomas para criar o “The Embrace”, um memorial em bronze que visa aproximar as pessoas. O projeto inclui braços de mais de 6 metros de altura do Dr. King e Coretta Scott para lembrar os transeuntes de uma conexão humana compartilhada. O memorial envolverá os participantes, permitindo que eles sejam simultaneamente vulneráveis e protegidos. Ao destacar o ato de abraçar, essa escultura muda a ênfase do culto ao herói singular para a ação coletiva, implorando àqueles curiosos o suficiente para investigar mais de perto. Uma parede com a imagem icônica que inspirou The Embrace acentuará a fachada externa e marcará a entrada para a Praça Dudley.

Wodiczko + Bonder, Maryann Thompson Architects and Walter Hood

The Ripple Effects. Imagem cortesia de Wodiczko + Bonder, Maryann Thompson Architects and Walter Hood
The Ripple Effects. Imagem cortesia de Wodiczko + Bonder, Maryann Thompson Architects and Walter Hood

A parceria baseada em Cambridge, Wodiczko + Bonder, se junta à prática de arquitetura da Maryann Thompson Architects e do artista urbano Walter Hood em sua proposta “Efeitos ondulatórios: ressonância de vozes, história, amor e ação”. O projeto inclui a Beacon Towers para simbolizar a presença contínua, inspiração e impacto da liderança moral e social dos reis. Emanando das Torres estão as ondulações que evocam o "efeito cascata" das palavras, ações e liderança dos reis. O Mound cria uma jornada “para o topo da montanha” culminando em uma plataforma deliberadamente vazia e sombreada concebida para criar uma comunidade pública de visitantes engajados. A “ponte” que leva do 54º Memorial através do Common as Torres do Farol está inscrita com uma cronologia de eventos emancipatórios.

Barbara Chase-Riboud

Empty Pulpit Monument. Imagem cortesia de Barbara Chase-Riboud
Empty Pulpit Monument. Imagem cortesia de Barbara Chase-Riboud

A artista abstrata Barbara Chase-Riboud criou o "Monumento do Púlpito Vazio" como uma dedicação a Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King. Feito de luz, pedra e bronze, o projeto apresenta uma pirâmide de pedra truncada representando a missão e colaboração do casal. Em cima, um farol de holofote representa a mensagem destes no topo da montanha que escalaram juntos. O memorial é inspirado em um púlpito de madeira do século XVII, remetendo ao primeiro de Martin Luther e simbolizando a voz silenciada de MLK Jr. O granito indiano serve de homenagem ao movimento de não-violência de Gandhi e dentro da passagem está gravada uma linhagem histórica da diáspora. Uma série de "ondas", colinas verdes onde o público pode passear, cercará o memorial. Citações adicionais dos Reis serão estampadas em placas de bronze embutidas nas colinas.

Yinka Shonibare and Stephen Stimson Associates

Avenue of Peace. Imagem cortesia de Yinka Shonibare
Avenue of Peace. Imagem cortesia de Yinka Shonibare

Yinka Shonibare é uma artista com trabalhos que exploram questões de raça e classe através de mídia como a pintura, escultura, fotografia e cinema. Intitulado Avenue of Peace, seu projeto com Stephen Stimson Associates é uma passarela memorial, e escultura d'água. O memorial interativo foi feito para envolver o público com a história da vida e da missão dos reis através de 22 bancos inscritos e um aplicativo que os visitantes podem baixar. O público é convidado a viajar ao longo da avenida e sentar-se nos bancos de pedra que revestem a passarela para aprender sobre a dupla e suas histórias. Em direção ao centro da avenida haverá uma fonte alta coberta de mosaico colorido, situada no meio de uma piscina oval contínua forrada com granito preto. O projeto em mosaico incorpora os nomes do casal ao lado de ramos de oliveira que lembrarão os espectadores da paz.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Adjaye, MASS Design Group e Shonibare entre 5 finalistas do Concurso ao Memorial MLK de Boston" [Adjaye, MASS Design Group and Shonibare Among 5 Finalists for Boston's MLK Memorial] 28 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904757/adjaye-mass-design-group-e-shonibare-entre-5-finalistas-do-concurso-ao-memorial-mlk-de-boston> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.